Belo Horizonte
Itatiaia

'Festivale', evento que celebra a cultura do Vale do Jequitinhonha, já tem data marcada para 2025; confira

40ª edição do 'Festivale' acontece em Diamantina

Por
Apresentação do coral da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) no Palácio da Liberdade nesta segunda (2)
Apresentação do coral da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) no Palácio da Liberdade nesta segunda (2) • Leo Bicalho

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje) e pela Prefeitura de Diamantina realizou nesta segunda-feira (2) no Palácio da Liberdade, em BH, o evento de lançamento do 'Festivale'.

O festival, que está em sua 40ª edição, celebra a cultura popular do Vale do Jequitinhonha e acontece de 27 de julho a 2 de agosto, em Diamantina. Esta será a segunda vez em que o evento ocorre na cidade histórica, o festival passou por dezenas de cidades do Vale, como Pedra Azul, Itaobim, Araçuaí, Salinas, Serro, Jequitinhonha, Grão Mogol, entre outras.

O objetivo de toda edição é ver o festival fortalecendo a economia criativa, o turismo cultural e gerando trabalho e renda para centenas de artistas, artesãos e profissionais da região do Vale do Jequitinhonha. Com programação gratuita, O festival envolve apresentações musicais, cortejos de grupos de cultura popular, noites literárias, feira de artesanato, mostra de teatro, exibição de documentário, lançamento de livros, oficinas e debates, além de mais uma edição do Festival da Canção, tudo isso cercado das belezas das praças públicas e espaços culturais de Diamantina.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, afirmou que o 'Festivale' é um patrimônio vivo da cultura mineira: “Celebrar esta edição tão especial é reafirmar o compromisso do Governo de Minas com a valorização dos artistas e das culturas populares que fazem do Vale do Jequitinhonha um celeiro de memória, criatividade e resistência. O Vale pulsa arte e o Festivale é o grande palco onde essa riqueza se revela”, afirmou Leônidas.

Segundo o diretor executivo da Fecaje, Renato Paranhos, “o Festivale é uma construção fundamental para o Vale do Jequitinhonha, que é o Vale da cultura, Vale da arte. Hoje foi um dia muito importante, o lançamento no Palácio da Liberdade é um ato de pertencimento aos espaços”.

SERVIÇO

Festivale

Quando: 27 de julho a 2 de agosto

Onde: Diamantina

Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.