Escola de Artes Visuais do CEFART celebra os 55 anos do Palácio das Artes com exposição
Com 18 obras de estudantes, a 17ª Mostra 'Chama' homenageia o legado da artista e professora Arlinda Corrêa Lima e marca a primeira década da escola

Em 2026 a cultura mineira comemora o aniversário de 55 anos do Palácio das Artes, conhecido como um dos complexos culturais mais importantes da América Latina. Para celebrar a data, a Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) apresenta a 17ª Mostra "Chama".
Intitulada "Permanências: Revisitar passados para construir futuros", a exposição, além de integrar as comemorações do Palácio, celebra os 10 anos da Escola de Artes Visuais do CEFART. O período de visitação gratuita vai até 26 de julho, ocupando a PQNA Galeria Pedro Moraleida, a Galeria Aberta Amilcar de Castro e o Café do Palácio.
A exposição reúne 19 imagens (sendo 18 criadas por estudantes) e uma obra original da mineira Arlinda Corrêa Lima (1927-1980). Pintora, ceramista e psicopedagoga, Arlinda foi aluna de Alberto da Veiga Guignard, estudou na Alemanha e dá nome a uma das galerias do Palácio.
Os trabalhos dos alunos (entre pinturas, fotografias e colagens) conversam diretamente com a estética da homenageada, conhecida pelo apreço por elementos florais.
"Os trabalhos dos estudantes dialogam com a trajetória de Arlinda Corrêa Lima ao valorizarem a memória, a experimentação criativa e a relação entre arte-educação e identidade. A homenagem se concretiza na continuidade de seu legado", destaca Mariana Rodrigues, Coordenadora da Escola de Artes Visuais.
Formação e protagonismo estudantil
Realizada semestralmente desde 2017, a Mostra "Chama" funciona como a conclusão prática dos cursos de Arte Educação, Curadoria, Expografia e Assistente de Produção Cultural. Nesta edição, os alunos do curso de Curadoria foram os responsáveis por toda a pesquisa, elaboração do conceito, edital e seleção das obras.
Para a estudante Isadora Kern, o processo trouxe um aprendizado profundo sobre a responsabilidade da profissão: "Trabalhar a partir dos 55 anos do Palácio das Artes e da homenagem a Arlinda Corrêa Lima nos permitiu compreender, na prática, como a curadoria também contribui para preservar a memória institucional e valorizar o patrimônio artístico de Minas Gerais", avalia.
Além das artes visuais expostas, o público que comparecer à abertura poderá conferir 16 pop cards, uma roda de conversa com a historiadora Rita Lages sobre a história das mulheres artistas em Belo Horizonte e intervenções colaborativas na Galeria Aberta, que incluem pintura ao vivo, instalação sonora e projeções de vídeo.
Serviço:
-
Evento: CHAMA: 17ª Mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart – “Permanências: Revisitar passados para construir futuros”
-
Período expositivo: 27 de junho a 26 de julho de 2026
-
Horários: terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h; domingos, das 17h às 21h
-
Local: Palácio das Artes (PQNA Galeria Pedro Moraleida, Galeria Aberta Amilcar de Castro e Café do Palácio) – Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte/MG
-
Classificação: livre
-
Entrada: gratuita
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.



