Itatiaia

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: CCBB Educativo amplia programação inclusiva

Projeto promove show acessível de Brisa Marques, palestra sobre neurodiversidade e agenda permanente de mediações pedagógicas e acessibilidade

Por
Brisa Marques • Luisa Morais

Em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, o programa CCBB Educativo – Mediações em Movimento apresenta uma programação especial gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte. Os destaques incluem a apresentação musical-poética da multiartista Brisa Marques, no sábado (19), e a palestra "Neurodiversidade na Educação: Acolhimento e Regulação", conduzida por Natália Maia no dia 26 de setembro.

Além das ações alusivas à data, o CCBB BH mantém ao longo de todo o mês de setembro uma grade fixa de atividades acessíveis e ações de mediação, incluindo visitas em LIBRAS, mediação multissensorial para pessoas neurodivergentes (Entre Sentidos), oficina para bebês (No Sling) e o clube de leitura Educativo Lê.

A realização é do CCBB Educativo – Mediações em Movimento.

Destaques da programação:

Apresentação especial: Brisa Marques e Carlinhos Ferreira

  • Data e horário: 19 de setembro de 2026 (sábado), às 17h00
  • Local: Teatro II
  • Atração: show poético e musical unindo canções autorais e performance com a "beringala" (bengala-monocórdio).
  • Acessibilidade: interpretação em LIBRAS e legendagem em tempo real.
  • Ingressos: gratuitos, mediante retirada no site ou na bilheteria.

Encontro com educadores: Neurodiversidade na Educação

  • Data e Horário: 26 de setembro de 2026 (Sábado), às 10h30
  • Local: Teatro II
  • Palestrante: Natália Maia (terapeuta ocupacional e consultora de acessibilidade).
  • Tema: estratégias de acolhimento, regulação e suporte em ambientes educativos para pessoas neurodivergentes.
  • Benefício: sorteio de transporte (ônibus) para escolas públicas e ONGs levarem alunos à exposição Joaquín Torres García: 150 anos.

Educativo Lê — Clube do Livro: “A Cabeça do Santo”

  • Data e horário: 21 de setembro de 2026 (Segunda-feira), às 19h00
  • Local: Teatro II
  • Convidada: Júlia Azeredo (educadora e artista visual) sobre o romance de Socorro Acioli.
  • Classificação: recomendado a partir de 16 anos (capacidade para 90 pessoas).

Atividades permanentes de acessibilidade e mediação

  • Entre Sentidos (Visita Multissensorial para Neurodivergentes): domingos, às 9h30 (Inscrição via formulário on-line).
  • Visitas Mediadas em LIBRAS: quartas e domingos, às 17h00.
  • Objetos Sensoriais nas Galerias: segundas, quintas e sextas (13h às 16h30); Sábados, domingos e feriados (11h, 12h e 14h).
  • No Sling (Visita Sensorial para Bebês de 0 a 2 anos): sábados, às 9h30 (Inscrição via formulário on-line).
  • Oficinas Práticas (Práticas de Ateliê e BrincaForma): quintas a domingos em horários variados.
  • Contação de Histórias e Brincadeiras (Trololó e Em Cena): sábados e domingos a partir das 15h45 (com tradução em LIBRAS nas sessões de domingo).

Serviço:

  • Projeto: CCBB Educativo – Mediações em Movimento (Programação de Setembro/2026)
  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH
  • Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte/MG
  • Funcionamento do CCBB: de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h
  • Entrada: gratuita (algumas atividades exigem retirada prévia de ingresso na bilheteria/site ou preenchimento de formulário)
  • Agendamento de grupos e escolas: (31) 3431-9440 | (31) 3431-9441
  • Informações: ccbbbh@bb.com.br | ccbb.com.br/bh
Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

 

 

Belo Horizonte