Belo Horizonte
Itatiaia

CCBB em junho: centro cultural celebra o cinema nacional e estreia visita encenada noturna

Com programação 100% gratuita, as atividades do mês na capital mineira incluem sessão de curtas com debate, clube do livro focado em Carolina Maria de Jesus e oficinas para todas as idades

Por
Programação diversa inclui sessão comentada de cinema e nova visita encenada • Divulgação

Perto de completar seis meses de atividades em Belo Horizonte, o programa CCBB Educativo – Mediações em Movimento preparou uma agenda plural, inclusiva e totalmente gratuita para o mês de junho de 2026. Os grandes destaques da vez ficam por conta de uma homenagem especial ao Dia do Cinema Brasileiro e de uma intervenção artística noturna inédita, pensada para explorar os segredos e as memórias do histórico prédio da Praça da Liberdade.

Com o patrocínio do Banco do Brasil e viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto oferece uma imersão cultural que une artes visuais, literatura, acessibilidade e cinema. Todas as atividades exigem a retirada prévia de ingressos no site oficial ou diretamente na bilheteria do CCBB BH.

Telas brasileiras e as histórias da noite

Para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro, o CCBB realiza na quarta-feira (17), às 19h, uma sessão comentada de curtas-metragens no Teatro II. Serão exibidas as obras independentes “Rebento” (Vitor Faria), “Macaco Filho do Vento” (Pedro Antuña) e “Eu vi nos seus olhos, da janela, eu vi, que era o fim” (Larissa Muniz), seguidas de um debate aberto com os próprios diretores sobre o papel do cinema autoral na identidade nacional.

Já na noite da sexta-feira (26), o centro cultural adere ao tradicional circuito municipal Noturno nos Museus com a estreia de “Causos do Ocaso”. Trata-se de uma visita encenada e performática conduzida pelos arte-educadores Mayk Will, Lauren Mendes, Corpo Julio e Ana Alcântara. Com sessões às 19h e 20h, a performance mistura teatro e música para transformar a arquitetura do prédio em um arquivo vivo, despertando histórias e vozes do passado que ecoam pelos corredores.

“Figuras históricas e simbólicas emergem ao longo do percurso, compartilhando acontecimentos e perspectivas que só poderiam ser revelados por aqueles que, de alguma forma, ‘estiveram lá’”, revela Danilo Filho, gerente pedagógico do projeto.

No eixo literário, o projeto Educativo Lê (Clube do Livro) recebe no dia 25 de junho, às 19h, a atriz e doutora em literatura Fabiana Brasil para mediar o debate sobre o clássico “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, propondo conexões entre a narrativa da década de 1950 e as opressões da realidade atual.

Destaques da grade diária e de fim de semana:

As ações diárias do CCBB Educativo dividem as atenções temáticas do mês: até 22 de junho, o foco das abordagens será a exposição “MEME: no Br@sil da memeficação”; de 24 a 30 de junho, as dinâmicas giram em torno do Patrimônio Histórico.

  • Visitas mediadas (gerais e em Libras): diálogos abertos com o público nas salas de exposição. As visitas gerais ocorrem nas segundas, quartas e quintas (17h) e de sexta a domingo (12h). As sessões conduzidas inteiramente em Libras acontecem às quartas e domingos, às 17h.

  • Práticas de ateliê e BrincaForma: oficinas plásticas de experimentação visual. O Ateliê atende ao público geral de quinta a domingo, enquanto o BrincaForma é focado em crianças de 3 a 7 anos, sempre aos sábados, domingos e feriados, às 15h.

  • Propostas multissensoriais (No Sling e Entre Sentidos): visitas acolhedoras criadas para públicos específicos. A sessão No Sling (sábados, 9h30) atende bebês de colo de até 2 anos e seus cuidadores; já a Entre Sentidos (domingos, 9h30) é voltada para pessoas neurodivergentes, ativando o espaço por meio do tato, som e aromas (ambas requerem inscrição prévia via formulário online).

  • Contação de histórias (Em Cena): espetáculos lúdicos baseados na literatura universal, sempre aos sábados, domingos e feriados, às 16h. Nota importante: as sessões de domingo contam com tradução em Libras.

Serviço:

  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte | Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

  • Horário do CCBB: de quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças)

  • Entrada: gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria física ou pelo site ccbb.com.br/bh

Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.