Itatiaia

Barroso sedia o Fest’Arte 2026 com quatro dias de programação cultural gratuita

A partir da quinta-feira (15) até o próximo domingo (18), a Praça do Forninho, no Campo das Vertentes, recebe shows, teatro de rua, circo, capoeira, seminário sobre patrimônio e feira de economia criativa

Por
Raimunda e Raiumuncita
Raimunda e Raiumuncita • Fabrício Henrique

A cidade de Barroso, no Campo das Vertentes, recebe entre quinta (15) e domingo (18) a edição 2026 do Fest’Arte. O festival ocupa a Praça do Forninho com quatro dias de atrações gratuitas que combinam música, artes cênicas, intervenções circenses, gastronomia tradicional e debates sobre patrimônio imaterial.

Criado em 1998, o projeto conta nesta edição com o patrocínio da CSN Cimentos via Lei Descentra Cultura Minas Gerais e produção da Mbyá. A estrutura conta com espaço para feira de artesanato local, rodas de conversa sobre economia criativa e a Cozinha Show, destacando pratos típicos como o Chico Paio, sob comando do chef Almir Júnior.

O evento traz ainda apresentações de Congado, Moçambique e Capoeira, além de espetáculos teatrais com interpretação em Libras e shows musicais de artistas locais e regionais, incluindo um Encontro de Violeiros no encerramento.

Serviço:

  • O quê: Fest’Arte 2026
  • Quando: 15 a 18 de outubro de 2026 (quinta-feira a domingo)
  • Onde: Praça do Forninho — Centro, Barroso/MG
  • Entrada: gratuita
  • Mais Informações: pelo site oficial

Destaques da programação:

  • Quinta-feira (15): Seminário "Cultura, o maior patrimônio de um povo" (14h, na OAB Barroso), Intervenção Circense Banana Caturra (18h30) e Espetáculo infantil Moana (19h30).
  • Sexta-feira (16): Shows com Gabrielly Yorrany (16h) e UAI Barão (20h), Capoeira Pais e Filhos (18h) e Teatro de Rua Raimunda & Raimuncita (19h).
  • Sábado (17): Congada e Moçambique N. Sra. do Rosário (11h), Roda de Conversa sobre Economia Criativa (13h), Cozinha Show "Chico Paio" (17h) e Apresentação Tangos e Boleros (20h).
  • Domingo (18): Banda de Música Municipal (11h30), Roda de Conversa com intérprete de Libras (13h), Intervenção Causos pra Rastapé (18h) e Encontro de Violeiros (19h).
Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

 

 

Belo Horizonte