'Ainda Estou Aqui' conquista lugar importante em ranking de melhor filme do ano
Longa protagonizado por Fernanda Torres venceu categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2025

Depois de garantir o Oscar de 'Melhor Filme Internacional', "Ainda Estou Aqui" apareceu em um ranking importante do The New York Times como uma das melhores produções lançadas no ano até o momento.
De acordo com o renomado jornal norte-americano, o longa de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, é o segundo melhor filme de 2025. Ele fica atrás de "Pecadores", protagonizado por Michael B. Jordan, que lidera a lista.
Alissa Wilkinson, crítica de cinema, destacou que a atuação de Fernanda é um dos pontos altos da obra. Vale lembrar que a brasileira foi indicada ao Oscar de 'Melhor Atriz' pelo papel de Eunice Paiva no filme.
"Na sua atuação — que rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar —, Torres impressiona. Proteger seus filhos significa encontrar alegria dentro do medo, esperança em meio à dor. Torres reveste sua performance com todas essas emoções, e seu olhar penetrante é magnético", pontuou Wilkinson.
'Ainda Estou Aqui' no Oscar 2025
A 97ª cerimônia do Oscar chegou ao fim com ‘Ainda Estou Aqui’ vencendo o ‘Melhor Filme Internacional’. O longa de Walter Salles foi indicado em outras duas categorias, ‘ Melhor Filme’ e ‘ Melhor Atriz', mas perdeu ambas.
Na estrangeira, o filme superou “A Garota da Agulha”, “Emilia Pérez”, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Flow”. Já na principal da premiação, ‘Anora’ foi consagrado com a estatueta dourada e também superou “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “ Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.
Fernanda Torres, que faz a ativista política Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, concorreu como ‘Melhor Atriz’, mas também perdeu para Mikey Madison, estrela de ‘Anora’. Além da brasileira e da norte-americana, Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Demi Moore (“A Substância”) completaram as indicações à categoria.
Sinopse ‘Ainda Estou Aqui’
O longa, dirigido por Walter Salles, é baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. A obra conta a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, que se torna ativista política após seu marido Rubens Paiva ser capturado e morto durante a Ditadura Militar no Brasil, em 1971.
André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.



