Caetano Veloso lançou nesta segunda-feira (26) uma música inédita que foi criada durante a turnê conjunta com Maria Bethânia. “Um Baiana” chegou às plataformas musicais junto com o álbum “
Com 33 músicas, o projeto conta com as gravações que os filhos de Dona Canô interpretaram durante os 18 shows em todo o Brasil. A turnê de despedida, que começou em agosto de 2024, terminou em março de 2025.
Em entrevista a Andreia Sadi, da GloboNews, Caetano falou sobre a canção inédita, que foi apresentada apenas em dois shows. “Eu comecei a fazer essa música [‘Um Baiana’] antes da gente estrear [a turnê], mas eu fiquei doente e não consegui concluir. Aí, durante a turnê eu tentei terminar mas só consegui perto do final”, relatou.
O músico revelou também que a música é um tipo de “oração” para enfrentar os temas atuais do mundo, que, segundo ele, “está muito ruim”. "[Ela] é justamente sobre os temas do mundo, que estão apavorantes, então aquilo era quase que uma oração”, disse.
“E pegando o exemplo do Baiana System, que faz no carnaval multidões de milhões de pessoas atrás sem violência. Então eu quis falar isso. E gostei do título ‘Um Baiana’, porque dava uma mistura de coisas boas para enfrentar o mundo que está muito ruim”, disse referenciando a banda baiana.
Além de “Um Baiana”, o disco apresenta outros sucessos da dupla, entre eles, “
Turnê passou por BH
Caetano Veloso e Maria Bethânia fizeram um show que, com certeza, vai ficar marcado na história de Belo Horizonte e na memória de quem presenciou. Além de
Além de BH, os astros da MPB desembarcam nas capitais Rio de janeiro, São Paulo, Curitiba, Belém, Recife, Brasília, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre.