Ouvindo...

Em álbum com Bethânia, Caetano Veloso lança música inédita em “oração” pelo mundo atual

Faixa foi incluída no álbum ao vivo da turnê de despedida dos irmãos, que encerrou em março deste ano

Caetano Veloso e Maria Bethânia fizeram uma turnê conjunta de despedida

Caetano Veloso lançou nesta segunda-feira (26) uma música inédita que foi criada durante a turnê conjunta com Maria Bethânia. “Um Baiana” chegou às plataformas musicais junto com o álbum “ Caetano e Bethânia Ao Vivo”.

Com 33 músicas, o projeto conta com as gravações que os filhos de Dona Canô interpretaram durante os 18 shows em todo o Brasil. A turnê de despedida, que começou em agosto de 2024, terminou em março de 2025.

Em entrevista a Andreia Sadi, da GloboNews, Caetano falou sobre a canção inédita, que foi apresentada apenas em dois shows. “Eu comecei a fazer essa música [‘Um Baiana’] antes da gente estrear [a turnê], mas eu fiquei doente e não consegui concluir. Aí, durante a turnê eu tentei terminar mas só consegui perto do final”, relatou.

O músico revelou também que a música é um tipo de “oração” para enfrentar os temas atuais do mundo, que, segundo ele, “está muito ruim”. "[Ela] é justamente sobre os temas do mundo, que estão apavorantes, então aquilo era quase que uma oração”, disse.

“E pegando o exemplo do Baiana System, que faz no carnaval multidões de milhões de pessoas atrás sem violência. Então eu quis falar isso. E gostei do título ‘Um Baiana’, porque dava uma mistura de coisas boas para enfrentar o mundo que está muito ruim”, disse referenciando a banda baiana.

Além de “Um Baiana”, o disco apresenta outros sucessos da dupla, entre eles, “ Alegria Alegria”, “Gente”, “O Leãozinho”, “Você É Linda”, “Tropicália”, “Cajuína” e “Reconvexo”.

Turnê passou por BH

Caetano Veloso e Maria Bethânia fizeram um show que, com certeza, vai ficar marcado na história de Belo Horizonte e na memória de quem presenciou. Além de lotar o Estádio Mineirão com milhares de fãs, os filhos de Dona Canô deram a voz em quase 40 músicas e homenagearam Gilberto Gil e Gal Costa, que também são grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). A turnê Caetano&Bethânia passou pela capital mineira no dia 7 de setembro de 2024.

Além de BH, os astros da MPB desembarcam nas capitais Rio de janeiro, São Paulo, Curitiba, Belém, Recife, Brasília, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.