O Cruzeirinho é o grande campeão geral da
Em grande fase, Breninho fez o gol da vitória para a equipe azul e branca ainda no começo do primeiro tempo.
Trata-se de uma conquista inédita para o Cruzeirinho, que havia vencido o Bom Despacho na final da Chave Metropolitana. Por outro lado, o Verona, dono da taça da Chave BH, viu novamente escapar a chance de ser campeão geral pela primeira vez.
Chuva não espanta o povão
A manhã de muita chuva em Belo Horizonte não espantou os torcedores do jogo. O tempo se estabilizou na hora do jogo, e o Independência recebeu mais um público na decisão da “Copa do Mundo do futebol amador”.
1 a 0 para o Cruzeirinho
O melhor cenário possível aconteceu para o Cruzeiro. Isso porque, logo aos sete minutos de jogo, a equipe abriu o placar.
O atacante Breninho aproveitou falha na marcação e, com passe perfeito de Vitinho, saiu livre para balançar as redes. O goleiro Dida saiu de forma atrapalha, e o camisa 9 teve muita classe para finalizar.
Cruzeirinho segue melhor no primeiro tempo
Mesmo com o placar favorável, o Cruzeirinho seguiu em cima e foi melhor no restante da etapa inicial. Embalado pela velocidade de Vitinho, Macapá e Breninho, o time criou muitas chances em contra-ataques.
Faltou, porém, capricho na hora das finalizações para marcar o segundo antes do intervalo.
Verona tenta, mas Cruzeirinho é quem ameaça
Depois do intervalo, o Verona iniciou uma corrida contra o tempo. Durante os primeiros 25 minutos da etapa final, o time se lançou ao ataque para tentar empatar, mas o goleiro Gui pouco trabalho.
Foi o Cruzeirinho que seguiu mais perigoso, muito pelo talento de seus homens de frente. Assim como no primeiro tempo, o time pecou na hora de matar os lances.
Nada muda!
Nada mudou até o último apito do jogo. Bem postado, o Cruzeirinho conservou a posse de bola e segurou o resultado nos últimos minutos.
Caminho até o título
Para ser campeão, o Cruzeirinho derrubou gigantes ao longo das últimas semanas. Na primeira fase, o time passou como líder do Grupo C, que também tinha Brumadinho, Terrestre EC e Central de Mário Campos.
No mata-mata da Chave Metropolitana, o time de Itatiaiuçu ganhou ainda mais força e superou Dedé, de Esmeraldas, Vila Rica, de Sabará, e Bom Despacho, de Bom Despacho.
A campanha foi coroada neste domingo com vitória sobre o Verona e título geral.
Troféu geral volta à Região Metropolitana, e domínio no século continua
Depois de um ano em Belo Horizonte, com a conquista do São Bernardo, em 2025, o título geral voltou à Região Metropolitana. O domínio das equipes fora da capital, inclusive, é grande nos últimos anos.
Desde o início do atual século, apenas cinco edições foram conquistadas por times de BH: São Bernardo (2025 e 2018), Inconfidência (2012), Santa Catarina (2006) e Santa Cruz (2002).