Itatiaia

Valdir Barbosa | Inflação do óleo diesel é a dor de cabeça dos produtores rurais; depois vêm os fertilizantes

O diesel tem efeito imediato também no agronegócio encarecendo o plantio, colheita e frete e tudo chega ao consumidor

Por
Inflação puxa alta do óleo diesel • Freepik
Carregando áudio...

Não é nenhuma novidade quando há confrontos políticos fortes, guerra por exemplo, que o petróleo é o coração do problema, atingindo diretamente países ricos e pobres.

E o Brasil continua dependente da compra de 85% dos fertilizantes utilizados na agricultura.

As nossas leis ambientais não permitem a construção de boas ferrovias, a modernização de hidrovias e muito menos a exploração de potássio e fosfatados.

No município de Autazes, 120 km de Manaus, tem uma mina de potássio que poderia produzir 25% do que o Brasil precisa. Hoje, nossa dependência é de 95%.

Os fertilizantes nitrogenados dependem do gás natural que produz a amônia e a ureia, exploração considerada muito cara por governos anteriores que optaram pela importação.

O Brasil compra potássio do Canadá e Rússia; do Marrocos vem o fósforo importado também da Rússia, EUA e Arábia Saudita; os nitrogenados chegam da Rússia, China, Argélia, Nigéria e Irã.

Sempre bom lembrar que o solo brasileiro na região do Cerrado tem alta acidez e é pobre em nutrientes, por isso estamos entre os 4 maiores consumidores mundiais fertilizantes.

Mas, nesse momento, a pedra na botina do agricultor é o óleo diesel, que aumenta o custo da colheita, do transporte da soja, milho, arroz, feijão principalmente.

Portanto, grande consumo dos fertilizantes será a partir de setembro, quando se inicia o plantio da soja.

O diesel é o problema imediato. Começa a faltar no Rio Grande do Sul e os preços subindo em todo o país. Aí está a grande preocupação!

Por

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.