Registrado primeiro caso de gripe aviária no Brasil, cidade de Serra no Espirito Santo. A ocorrência foi em ave doméstica, fundo de quintal, que não interfere no comércio nacional e nem nas exportações de carnes de frango e ovos.
Entretanto, os avicultores de todo o Brasil continuam tomando todos os cuidados sanitários necessários para evitar que a gripe aviaria atinja granjas industriais. O primeiro caso no Brasil foi no dia 15 de Maio em aves migratórias. Oficialmente são 50 focos e somente um em ave doméstica.
Agricultura familiar
Presidente Lula lança, hoje, o Plano Safra para os agricultores familiares e a grande expectativa gira em torno dos juros e outras vantagens que serão oferecidas a esse grupo de pecuaristas.
No Plano Empresarial lançado ontem o volume de dinheiro, 364 bilhões de reais, satisfez a todos os médios e grandes produtores, somente os juros é que não atingiram a queda que vinha sendo falada no ministério da agricultura. Os juros foram os mesmo dos ano passado, apenas um item do Moderfota, que é para compra de maquinas veio menor.
Na agricultura familiar, ano passado os juros foram de 6% ao ano e esse ano deverão ser menores, alem dos incentivos para a mulher do campo e comunidades indígenas. O plano Safra vai passar de 400 bilhões de reais. Como o Brasil vem disparando na produção agrícola, a cada ano é registrado um novo recorde, como o desse ano que seguramente vai ser quebrado ano que vem.
Ficou faltando um esclarecimento maior sobre o seguro rural, importante demais,, com as alterações climáticas bruscas. Esse ano o El Niño promete inverter tudo que sua irmãzinha La Niña fez na ultima safra. O norte e nordeste que tiveram enchentes alarmantes vão estar derretendo com o sol que destruiu safras dos gaúchos e argentinos. Chuvas, frio e ventos na região sudeste podem atingir o sul de Minas trazendo prejuízo para cana de açucar, cafe, frutas e hortaliças.
Também o CAR - Cadastro Ambiental Rural - que servirá para desconto de 0,5% no financiamento, precisa de mais esclarecimentos:
- o produtor que entrou com a documentação que até hoje não foi aprovada terá direito ao desconto.
- O CAR foi implantado no governo Lula em 2012 mas não houve avanço nos anos seguintes. Estima-se que somente 20% dos produtores estão com cadastro em dia.