Startup residente do Órbi Conecta, Africandev é premiada no Digital Awards Cabo Verde
Prêmio valida a relevância da AfricanDev no mercado de trabalho global e abre portas para mais negócios africanos se destacarem internacionalmente

Criada para conectar desenvolvedores africanos a empresas de todo o mundo, a AfricanDev vem se consolidando como uma solução para a escassez de profissionais de tecnologia plenos e seniores no Brasil. Fundada por Marcos Jamir e Louison, a startup nasceu para suprir uma demanda interna e rapidamente expandiu sua atuação, tornando-se referência na alocação de desenvolvedores de países como Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Em pouco mais de um ano, a empresa já conta com mais de 50 profissionais alocados em projetos internacionais, conectando talentos africanos a startups e grandes empresas. Esse impacto foi reconhecido no cenário global com o prêmio Digital Awards Cabo Verde, onde a AfricanDev venceu na categoria Diáspora, competindo com negócios inovadores que atuam no mercado europeu e americano.
“Sempre quis empreender e, no início, pensei em levar um banco digital ou uma corretora de investimentos para Cabo Verde. Mas ao entender a alta demanda por desenvolvedores qualificados no Brasil e a grande oferta de talentos na África, vi uma oportunidade real de impacto”, explica. Segundo ele, o prêmio Digital Awards Cabo Verde não apenas valida a relevância da AfricanDev no cenário global, mas também abre portas para mais negócios africanos se destacarem internacionalmente.

Desde novembro de 2024, a AfricanDev é uma das startups residentes do Órbi Conecta, hub de inovação de Belo Horizonte que tem sido fundamental para a expansão da empresa no ecossistema de tecnologia. Para Jamir, a troca de experiências e o networking com outros empreendedores são essenciais para o crescimento do negócio.
“O Órbi tem um papel importante na nossa jornada. Além de nos conectar a investidores e empresas, ele nos insere em um ambiente que favorece a inovação e o desenvolvimento de novas soluções”, afirma. Para saber mais sobre como ser uma startup da Rede Órbi Conecta, clique aqui.
O CEO da Africandev também destaca que a startup tem planos ambiciosos para 2025, incluindo o fortalecimento da marca no Brasil e o aumento do número de desenvolvedores conectados a empresas internacionais.
Com um impacto direto na vida dos profissionais que atende, a AfricanDev já transformou a realidade de diversos desenvolvedores africanos, que agora têm salários até duas vezes maiores do que ganhariam em seus países de origem e podem trabalhar remotamente para empresas de diferentes partes do mundo. Além disso, a startup criou uma comunidade de mais de 100 desenvolvedores e aposta no fomento à formação de novos talentos em tecnologia. “Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais empresas brasileiras conheçam e confiem no potencial dos profissionais africanos. Estamos só no começo”, finaliza Jamir.
O Órbi ICT é um hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social fundado em Belo Horizonte por Inter, MRV&Co e Localiza&Co e mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.



