Guerra no Oriente Médio provoca cancelamentos e eleva custos de viagens
Crise geopolítica causa aumento de 20% no preço de passagens para a Ásia e impulsiona a procura por destinos nacionais e na América do Sul

O setor de turismo enfrenta instabilidade com a terceira semana de conflitos entre Estados Unidos, Irã e Israel, gerando 80% de remarcações em agências corporativas de Belo Horizonte. A interrupção de conexões em Dubai e Doha forçou a criação de corredores aéreos seguros, enquanto rotas alternativas elevaram os bilhetes em quase 20%. Diante da incerteza no Oriente Médio, a procura por praias do Nordeste cresceu entre 10% e 15%, com consumidores antecipando compras até para o Carnaval de 2027.
Minas Gerais tem apenas um projeto contemplado em leilão de reserva de energia
O Leilão de Reserva de Capacidade realizado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica teve a usina de Igarapava como único projeto mineiro contratado. O certame viabilizou a reserva estratégica de geração de energia no país com deságio médio de 5,5% e foco em termelétricas movidas a gás natural e carvão mineral. Representantes do setor industrial criticam a prioridade dada aos combustíveis fósseis em detrimento do potencial hidrelétrico brasileiro e alertam que o custo das contratações pode impactar a tarifa de energia em aproximadamente 10%.
Alta do diesel e falta de combustível ameaçam transporte de passageiros em Minas Gerais
A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais aponta que a escalada nos preços e a restrição na oferta de diesel S10 e S500 colocam as operadoras em situação insustentável. O cenário de desequilíbrio financeiro e incerteza no fornecimento, influenciado pela instabilidade no mercado internacional de petróleo, já compromete a circulação de ônibus em municípios como Montes Claros. A entidade reforça que a manutenção deste quadro pode resultar em queda na qualidade das viagens e interrupções em linhas essenciais em todo o Estado.
Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.
Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais



