Qual será o recado de Gleisi Hoffmann no discurso de posse?
A nova ministra das Relações Institucionais de Lula vai reforçar o discurso de que 'vai somar'

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) assume nesta segunda-feira (10) o posto de ministra na Secretaria de Relações Institucionais. A cerimônia está marcada para às 15h no Palácio do Planalto. No discurso, a presidente licenciada do Partido dos Trabalhadores vai reforçar a ideia de que entrou no governo "para somar".
Rota de colizão
A posição é uma das formas de rebater a ideia de que ela e o ministro da Fatenda Fernando Haddad (PT) poderiam entrar em rota de colizão em função de divergências por causa da pauta econômica.
Gleisi também que mostrar que é capaz de fazer a articulação política, apesar de ser chamada de radical, principalmente pela oposição.
Histórico de articulação
Aliados de Lula afirmam que ele escolheu Gleisi pelo histórico de construção da paranaense. Em 2018, quando Lula estava preso, a petista articulou a neutralidade de
O PSD na campanha que Haddad disputou à presidencia para evitar um apoio do partido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Após as eleições, a deputada articulou a oposição a Bolsonaro. Em 2022, fez parte da construção de alianças para a vitória de Lula e, recentemente, atuou nas articulações para a vitória dis presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil), de quem Gleisi é muito próxima.
Radical com extrema direita
Segundo petistas, a nova ministra é "radical apenas com a extrema direita" e e vista por Lula como um quadro fundamental para a governabilidade e as alianças para 2026.
Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.


