Prefeita vai pedir à Ministra da Saúde para Contagem realizar procedimentos de alta complexidade
Cateterismo e quimioterapia estão entre os procedimentos. O objetivo é diminuir tempo de espera de pacientes; a regulação de toda RMBH é feita por Belo Horizonte

A prefeita de Contagem, Marília Campos, vai solicitar à ministra da Saúde, Nísia Trindade, que o município assuma procedimentos de alta complexidade, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, quimioterapia, hemodiálise e cateterismo cardíaco.
O objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes. Atualmente, os procedimentos de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte são realizados na capital.
A demanda de Marília Campos é a mesma de outros prefeitos da Grande BH. A dvisão é feita pela Secretaria Estadual de Saúde a partir de vários critérios dentre eles infraestrutura dos municípios e credenciamento no Ministério da Saúde. Pelo que a coluna apurou, a descentralização já está em andamento e alguns municípios maiores realizam alguns procedimentos de média complexidade.
O objetivo de prefeitos de cidades maiores é avançar na descentralização. A mudança poderá reduzir, além do tempo de espera, o período de ocupação de leitos, visto que muitos pacientes aguardam internados.
Nisia Trindade, primeria ministra a visitar Minas em 2025, deve anunciar novas tecnologias de combate a dengue e divugar informações sobre o Programa Mais Acesso, que trata, justamente, da fila de espera. A presença da ministra na Região Metropolitana foi confirmada em um post do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), nas redes sociais.
Nísia Trindade já marcou a visita outras vezes, mas cancelou em função de agendas com o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.



