Padilha começa as trocas no Ministério da Saúde
Três secretários deixam os cargos na próxima quarta-feira (12)

O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), tomou posse nesta segunda-feira (10) e já determinou trocas importantes no alto escalão da pasta. Saem membros da equipe montada por Nísia Trindade e entram quadros escolhidos por Padilha.
Pelo que apurou a coluna, nesta segunda-feira (10), na hora do almoço, três secretários foram comunicados das dispensas.
Deixam os cargos nas próxima quarta-feira (12):
- Carlos Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério;
- Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente; e
- Isabela Pinto, Secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Devem ser matidos nos postos:
- Adriano Massuda, Secretário de Atenção Especializada;
- Felipe Proenço, Secretário de Atenção Primária; e
- Ricardo Tapeba, Secretário de Saúde Indígena.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.



