O Brasil pode ter uma nova Assembleia Constituinte para diminuir os poderes do STF?
Confira o que disse o presidente do partido de Jair Bolsonaro (PL)

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou, em entrevista à Itatiaia, que o partido planeja eleger pelo menos 30 senadores em 2026 e conta com a eleição de mais 15 aliados. Se o plano for consolidado, a base do ex-presidente Jair Bolsonaro teria 45 dos 81 senadores, ou seja, a maioria e, com isso, poderia eleger o presidente do Congresso Nacional.
Além de conseguir levar adiante pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte, segundo Costa Neto, seria possível chamar uma Assembleia Constituinte, como a realizada em 88, para alterar algumas das prerrogativas de cada um dos poderes. Uma das mudanças seria permitir que o Congresso Nacional possa revisar ações do Supremo Tribunal Federal, diminuindo assim a atuação do Judiciário que eles consideram que seja hoje um Super Poder.
Na avaliação da base de Bolsonaro, o sistema de check and balances, de equilíbrio dos poderes no Brasil, não está funcionando e, por isso, precisaria ser revisto.
A entrevista exclusiva com Valdemar da Costa Neto está disponível no Youtube da Itatiaia.
Assista aqui:
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.



