Governo de Minas vai pedir 3ª prorrogação do prazo para Recuperação Fiscal
Prazo vence neste mês e vice-governador vai nesta terça (2) ao STF

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vai nesta terça-feira (2), ao Supremo Tribunal Federal (STF) e planeja pedir prorrogação do prazo para apresentar um plano de Recuperação para o Estado. O primeiro prazo venceria em dezembro do ano passado, foi prorrogado para abril e depois para julho.
No entanto, como a nova proposta feita pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD), ainda não foi protocolada - porque está sendo negociada com o Governo Federal, o Governo de Minas vai pedir a prorrogação para se resguardar. Nesta segunda (1), o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, marcou para 28 de agosto o julgamento da ação sobre a prorrogação do pagamento das parcelas da dívida de Minas Gerais com a União. Como a liminar vence no dia 20 de julh, o Regime de Recuperação Fiscal, que seria a solução inicial, está parado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e o julgamento foi marcado para o dia 28 de julho, o Estado não quer correr riscos.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.



