Depois de adiamento, edital de duplicação da BR-381, próximo à BH, será publicado nesta quarta (8)
A publicação seria no dia 25 de abril, mas foi adiada para ajustes técnicos

Depois de anunciar que publicaria o edital de duplicação da BR 381 e recuar, o Ministério dos Transportes vai publicar no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8), a chamada para contratação de elaboração do projeto e execução das obras de duplicação e melhorias da rodovia no lote 8A, próximo à Belo Horizonte. A previsão de investimentos é de R$ 399,7 milhões.
Por partes
Com aval do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o governo federal autorizou a divisão do projeto de duplicação da BR 381. Os lotes 8A e 8B, de BH à Caeté, foram retirados da proposta de concessão porque tinham muitas desapropriações e relevo acidentado, sendo os principais fatores responsáveis pelo desinteresse da iniciativa privada. A mudança foi feita após três leilões frustados em 11 anos.
Com a divisão, o Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (DNIT) ficará responsável pelo trajeto de BH à Caeté e contratará uma empresa para executar a obra, o que seria feito por meio do edital que seria publicado no dia 25 de abril e foi adiado. A publicação desta quarta (8) é apenas para o lote 8A. O lote 8B será feito posteriormente. Já o restante da rodovia, depois de Caeté até Governador Valadares, ficará sob administração da vencedora do leilão que, conforme a Itatiaia adiantou, está marcado para 26 de agosto. A publicação do edital será dia 16 de maio.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.



