Apesar do cenário de reformulações e desafios financeiros, a aviação brasileira apresenta sinais promissores e deve retornar aos níveis pré-pandemia no próximo ano. A expectativa é que o setor – que em 2023 transportou pouco mais de 102 milhões de passageiros - volte a ultrapassar os 108 milhões registrados em 2019.
Segundo especialistas, o setor ainda se destaca pela comodidade e deve voltar a decolar no próximo ano, impulsionado especialmente pela demanda corporativa. Mas, apesar do bom momento, o período é de readequação, especialmente para companhias aéreas.
Aumento do aluguel residencial em BH superaa média nacional
O valor do aluguel residencial em Belo Horizonte nos últimos 12 meses já cresce mais de 16% sobre o ano anterior, enquanto na média do País o aumento é de 14%. Considerando apenas o mês de setembro, os preços aumentaram cerca de 1% na capital mineira e o preço médio do metro quadrado do aluguel residencial ficou em R$ 40.
Acordo de Mariana pode ser assinado nos próximos dias
Após anos de espera, o acordo para reparação aos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, na região Central do Estado, está prestes a ser assinado. Pelo menos essa é a expectativa do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, que diz que a assinatura deve ocorrer ainda neste mês, mais precisamente em uma das duas datas: 24 ou 29.
Conforme o procurador, há somente uma questão técnica de exigências da União em tratativa. Segundo ele, os outros atores envolvidos, os ministérios públicos de Minas Gerais (MPMG), Espírito Santo (MPES) e federal (MPF) e os governos estaduais já estão alinhados com a proposta.