Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Clássico entre América e Cruzeiro terá uma escrita a ser defendida por cada lado

Dois rivais vão se enfrentar pela 17ª na primeira divisão do Campeonato Brasileiro

América e Cruzeiro se enfrentam neste domingo

América e Cruzeiro fazem um clássico em que o enredo principal são as sete vitórias seguidas do Coelho no confronto, mas que tem também uma escrita azul no que se refere ao retrospecto, pois nos pontos corridos, a Raposa nunca foi derrotada pelo rival, que será mandante neste domingo (14), às 18h30, no Independência.

A marca do clássico entre americanos e cruzeirenses nesta década é que apenas um lado venceu. São sete confrontos a partir de 2021, todos válidos pelo Campeonato Mineiro. e o Coelho ganhou todos. Essa história começa com um 1 a 0, em 21 de março de 2021, no mesmo Independência que recebe o jogo deste domingo. O gol foi do zagueiro/lateral Joseph, atualmente denunciado pelo Ministério Público de Goiás por suspeita na participação do esquema de manipulação de resultados por causa das apostas esportivas.

Se ganhou as últimas sete partidas contra o Cruzeiro, o América terá que chegar à oitava vitória para superar o rival pela primeira vez na Série A do Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

Desde 2003, quando a fórmula passou a ser adotada na principal competição de clubes do País, cruzeirenses e americanos se enfrentaram em três edições, totalizando seis confrontos.

Nessa meia dúzia de clássicos pela Série A por pontos corridos, são três vitórias da Raposa, justamente nos últimos três jogos, e três empates.

No total, desde 1971, América e Cruzeiro já jogaram pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro 16 vezes. O resultado mais comum é o empate, registrado em nove oportunidades. Foram seis vitórias cruzeirenses e apenas uma americana, por 3 a 0, na edição de 2001.

Assim, os dois lados defendem escritas na noite deste domingo, no Horto. A do América, recente, pois saiu de campo vencedor nos últimos sete clássicos. O Cruzeiro se apoia no bom retrospecto no Brasileirão, e na invencibilidade nos pontos corridos, para acabar com o momento de supremacia do rival.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro