Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético defende diante do Brasil-RS escrita de nunca ter sido eliminado por gaúcho na Copa do Brasil

Galo venceu o jogo de ida, no Mineirão, por 2 a 1, e joga pelo empate no Bento Freitas

Atlético venceu o jogo de ida contra o Brasil-RS, no Mineirão, por 2 a 1, e joga pelo empate no Bento Freitas

O Atlético defende diante do Brasil de Pelotas, nesta quarta-feira (26), às 19h30, no Estádio Bento Freitas, a escrita de nunca ter sido eliminado por um clube gaúcho da Copa do Brasil. O jogo entre eles é o de volta pela terceira fase da competição e o Galo joga pelo empate, pois na ida, em 12 de abril, no Mineirão, venceu por 2 a 1, de virada.

Em 2002, quando foi semifinalista, o Atlético encarou o Internacional nas oitavas e passou com uma vitória por 2 a 0, no Mineirão, e derrota por 3 a 2, no Beira-Rio.

O mesmo Colorado cruzou o caminho alvinegro nas semifinais de 2016 e foi novamente eliminado com os atleticanos fazendo 2 a 1, em Porto Alegre, e empatando por 2 a 2, no Independência.

Nessa mesma edição, a então única visita atleticana ao interior gaúcho. O direito de encarar o Internacional nas semifinais foi assegurado com o Galo eliminando o Juventude, com muito sofrimento.

Depois de vencer por 1 a 0, no Mineirão, o Atlético perdeu pelo mesmo placar, no Alfredo Jaconi, e a decisão foi para os pênaltis, com os alvinegros vencendo por 4 a 2.

Decisão perdida

Em 2016, após passar por Juventude e Internacional, o Galo completou seu verdadeiro “Campeonato Gaúcho” dentro da Copa do Brasil decidindo o título com o Grêmio.

E o Tricolor praticamente garantiu a taça vencendo o confronto de ida, no Mineirão, por 3 a 1. Na volta, em Porto Alegre, o empate por 1 a 1 garantiu o penta gremista na competição.

Sim, o Atlético já perdeu um mata-mata de Copa do Brasil para um gaúcho, mas essa derrota não significou uma eliminação, mas a perda de um título.

Eliminado, um clube só pode ser de um torneio de mata-mata até as semifinais. De toda forma, a história mostra que o confronto com o Juventude serve de exemplo para o duelo desta noite.

Tecnicamente é injusta a comparação entre Atlético e Brasil-RS. Mas o time de Pelotas vendeu caro suas derrotas, ambas por 1 a 0, para Grêmio e Internacional na fase classificatória do Campeonato Gaúcho. O mesmo aconteceu há duas semanas no Mineirão, quando foi superado pelo Galo por 2 a 1, de virada.

Além disso, o Bento Freitas é o estádio mais temido do interior gaúcho, pois a torcida Xavante faz a diferença. O Atlético não terá vida fácil na tarefa de manter viva a escrita de nunca ter sido eliminado por um clube do Rio Grande do Sul na Copa do Brasil.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro