Missão à Lua: onde está a cápsula Artemis II neste sábado (4)
Na metade do caminho até a Lua, astronautas realizam treinamentos médicos e de emergência

A equipe da Artemis II já percorreu mais da metade do caminho até a Lua, segundo a Nasa. Neste sábado (4) — o terceiro dia completo da missão no espaço — os tripulantes da nave Orion iniciaram os preparativos na cabine para o período de observação lunar, que está previsto para a próxima segunda-feira (6).
"Os astronautas da Artemis II já percorreram mais da metade do caminho até seu destino, e os preparativos para o sobrevoo lunar estão em andamento", divulgou a Nasa em uma publicação nas redes sociais.
A agência do governo federal dos Estados Unidos também divulgou que, durante a viagem ao redor do "lado oculto da Lua", a tripulação irá registrar o momento com fotos e vídeos que serão compartilhados com os cientistas e todas as pessoas que estão acompanhando o feito.

O sábado também foi destinado para que os astronautas realizassem treinamentos de resposta a emergências médicas e testarem o sistema de comunicação de emergência da nave.
Ao término da missão, os astronautas da Nasa Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, e o astronauta da Agência Espacial Canadense (CSA), Jeremy Hansen, se tornarão as primeiras pessoas a deixar a órbita da Terra desde o programa Apollo, em 1972.
Conheça a espaçonave

Nomeada Orion, a espaçonave da Nasa foi criada para missões tripuladas no espaço e faz parte do programa Artemis. Ela foi projetada para levar astronautas à Lua e trazê-los de volta à Terra com segurança.
A Orion é a nave por completo, enquanto a cápsula dela é apenas uma parte do veículo espacial. A cápsula, chamada de Crew Module (módulo de tripulação) é a parte pressurizada da nave, sendo um ambiente em que os astronautas poderão viver e trabalhar.
Este módulo é projetado para acomodar quatro tripulantes por até 21 dias, segundo informações divulgadas pela agência. Neste período, a cápsula funcionará como habitat para os astronautas, desde o lançamento, as operações em voo, até o retorno.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.



