Android ganha recurso contra golpes por voz com IA e passa a alertar usuários
Nova função de segurança identifica sinais de ligações fraudulentas criadas com inteligência artificial e reforça a proteção de quem utiliza celulares Android

O sistema Android começou a receber uma nova camada de proteção voltada para um dos golpes que mais cresceram nos últimos anos: as ligações falsas produzidas com inteligência artificial. A novidade foi anunciada pelo Google nos últimos dias e tem como objetivo ajudar os usuários a identificar possíveis tentativas de fraude durante chamadas telefônicas.
A ferramenta foi desenvolvida para detectar comportamentos considerados suspeitos em conversas realizadas por telefone. Quando o sistema identifica indícios de golpe, o aparelho exibe um alerta em tempo real para que a pessoa avalie a situação com mais cautela antes de compartilhar informações pessoais ou financeiras.
O avanço ocorre em um momento em que criminosos têm utilizado recursos de inteligência artificial para reproduzir vozes humanas com alto grau de realismo. A tecnologia permite criar mensagens e ligações capazes de imitar familiares, amigos ou representantes de empresas, dificultando a identificação da fraude por parte das vítimas.
Segundo o Google, o monitoramento acontece diretamente no dispositivo, sem que o conteúdo da conversa seja enviado para servidores externos. A empresa afirma que a análise é feita de forma local, preservando a privacidade dos usuários enquanto procura sinais associados a golpes conhecidos.
O recurso foi projetado para reconhecer padrões frequentemente utilizados por criminosos, como pedidos urgentes de transferência de dinheiro, solicitação de códigos de autenticação e tentativas de obtenção de dados sensíveis. Quando um desses comportamentos é identificado, o sistema pode emitir avisos durante a ligação.
Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.



