A primeira corrida da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte acontece na manhã deste domingo (31), na Avenida dos Andradas, no Centro da capital. A prova reuniu mais de 3 mil participantes, entre eles cerca de 900 guardas municipais, além de policiais civis, militares e representantes de corporações de cidades da Grande BH, como Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Nova Lima.
As largadas aconteceram às 8h, com percursos de 5 km e 10 km, além da caminhada de 3 km. A programação segue com apresentação musical e estandes voltados para atividades de saúde e bem-estar.
O comandante da Guarda Municipal de BH, Júlio Cesar Pereira de Freitas, avaliou a primeira edição como positiva.
“A gente está comemorando 22 anos dessa interação, dessa aproximação da Guarda Civil Municipal com a população. E a gente queria trazer essa aproximação com a corrida para que as pessoas pudessem vir, participar e para além. O órgão de segurança pública é muito importante e a gente está sempre fazendo atividade física. Aproveitamos também para incentivar essa prática, para que a gente possa estar bem de saúde, para atender bem a nossa população”, afirmou, acrescentando que a presença de outras forças de segurança no evento auxiliam na integração.
“A Guarda Civil participa de outros eventos da Polícia Militar, da Polícia Civil, Guarda de Santa Luzia, Guarda de Contagem, Guarda de Nova Lima, Guarda de Betim. Então a gente teve aqui um momento de participação de todos os órgãos de segurança pública da região metropolitana. E isso só aproxima e cada vez mais. Ninguém vai resolver nada sozinho. A gente precisa cada vez mais potencializar a palavra integração. A gente só vai conseguir melhorar a segurança da cidade se todos os órgãos trabalharem integrados”, disse.
O comandante também adiantou que a expectativa é de realizar uma nova corrida no ano que vem. “Agora a gente não consegue mais ficar sem, né? Eu tô aqui acompanhando a chegada das pessoas e o pessoal já dizendo que ano que vem a gente já quer a segunda. E a gente tem essa cobrança do próprio público interno. Então o compromisso pra que ano que vem, no mês de agosto, a gente tenha a segunda corrida da guarda, se Deus quiser”, finalizou.
Até as 11h30, a Avenida dos Andradas permanece interditada no trecho entre a Avenida do Contorno e a altura do Parque Municipal, no sentido Praça da Estação.