Ouvindo...

PBH faz visita técnica ao Aglomerado da Serra para recuperação de cursos d'água

Iniciativa faz parte do ‘Programa Renascente’, que busca recuperar áreas de proteção permanente em Belo Horizonte

Renascente foi criado neste ano, com o objetivo de recuperar áreas degradadas de nascentes, brejos e cursos d’água da capital

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou nesta quarta-feira (22) uma visita técnica para traçar um plano de recuperação de nascentes no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul da capital mineira. A região é uma área de proteção permanente (APP) e sofre com o acúmulo de lixo nos cursos d'água.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, a visita tem o objetivo de “fortalecer a parceria entre o poder público e a comunidade”. A iniciativa faz parte do programa Renascente, iniciativa municipal de recuperação de cursos d'água.

Leia também

Além do secretário, a visita também contou com participação do subsecretário de Gestão Ambiental e do Clima, Dimi Chaves, e do diretor da Coordenadoria de Vilas e Favelas da Regional Centro-Sul, Júlio Fessô. Também participaram representantes do Projeto Click Favela, instituição filantrópica que atua na região para a preservação das fontes de água.

Programa Renascente

O Renascente foi criado neste ano, com o objetivo de recuperar áreas degradadas de nascentes, brejos e cursos d’água da capital. Segundo a PBH, “por meio de plantios, manejo, manutenção e cercamento em APPs geradas por recursos hídricos, o programa busca recuperar a cobertura vegetal, reduzir o carreamento de sedimentos e processos erosivos para os berços d’água, restituindo a biodiversidade e promovendo a recomposição de habitats para a fauna”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.