A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou nesta quarta-feira (22) uma visita técnica para traçar um plano de recuperação de nascentes no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul da capital mineira. A região é uma área de proteção permanente (APP) e sofre com o acúmulo de lixo nos cursos d'água.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, a visita tem o objetivo de “fortalecer a parceria entre o poder público e a comunidade”. A iniciativa faz parte do programa Renascente, iniciativa municipal de recuperação de cursos d'água.
Além do secretário, a visita também contou com participação do subsecretário de Gestão Ambiental e do Clima, Dimi Chaves, e do diretor da Coordenadoria de Vilas e Favelas da Regional Centro-Sul, Júlio Fessô. Também participaram representantes do Projeto Click Favela, instituição filantrópica que atua na região para a preservação das fontes de água.
Programa Renascente
O Renascente foi criado neste ano, com o objetivo de recuperar áreas degradadas de nascentes, brejos e cursos d’água da capital. Segundo a PBH, “por meio de plantios, manejo, manutenção e cercamento em APPs geradas por recursos hídricos, o programa busca recuperar a cobertura vegetal, reduzir o carreamento de sedimentos e processos erosivos para os berços d’água, restituindo a biodiversidade e promovendo a recomposição de habitats para a fauna”.