Uma nova onda de calor (a sexta de 2025) deve atingir o Brasil a partir desta quinta-feira (18). Em Minas Gerais, conforme mapa do Instituto Climatempo, a temperatura deve subir em quase todo estado, especialmente no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste e Norte. Nessas regiões, a temperatura pode subir até 5 °C. A previsão é que o calorão permaneça até a próxima segunda-feira (22). Há possibilidade de Belo Horizonte bater o recorde calor no ano (34,4°C em 21/01/2025)
“Na região Sudeste, o calor pode se aproximar da marca dos 40°C em áreas do Centro-Oeste e Norte dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. O Norte do Paraná também vai sentir um grande aquecimento no período de 18 a 22 de setembro. É possível que as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte pelo menos se aproximem de seus recordes de calor atuais para 2025.
Segundo o Climatempo, o aquecimento do ar se justifica pelo aumento da insolação (número de horas de sol) e também pela falta de entrada de ar frio polar pelo interior do país.
As temperaturas acima dos 40°C voltam ser registradas em vários locais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. É possível que novos recordes de calor para este ano sejam estabelecidos em capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas.
“No mapa de referência da abrangência da onda de calor (acima), a área vermelha representa as regiões do país que estarão em onda de calor, onde as temperaturas devem ficar pelo menos 5°C acima da média normal para setembro. Na área laranja, o calor será intenso mas com temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média para esta época do ano”.
Mapa mostra onde vai fazer mais calor em Minas