Estudantes contam com uma nova forma de ingresso nos cursos de graduação da Universidade federal de Minas Gerais (UFMG). A universidade publicou o edital da etapa um do Processo Seletivo Seriado (PSS), e as inscrições estarão abertas de 18 de agosto a 19 de setembro. O objetivo é diversificar as formas de entrada.
O pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Teixeira, explica os detalhes do novo modelo: “Curiosamente, desde 2014, a UFMG sempre foi a instituição mais procurada do país em número de inscritos no Sisu. A gente brinca dizendo que é a universidade mais desejada do Brasil. Agora, com mais uma forma de ingresso, queremos oferecer uma nova chance àquele candidato que sonha estudar aqui, mas que, por algum motivo, não teve um bom desempenho nas provas do Enem daquele ano”, afirmou.
Bruno também destaca que o processo seriado acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo do ensino médio: “Essa avaliação está relacionada à série escolar: primeiro, segundo e terceiro anos. É uma forma de facilitar a preparação, permitindo que o estudante organize seus estudos ao longo do tempo, e não apenas para uma única prova no fim do ensino médio. E claro, quem se preparar bem para o seriado estará igualmente preparado para o Enem”, completou.
Leia também:
As inscrições devem ser feitas no site oficial da UFMG. Lá, estão disponíveis todas as informações, incluindo a lista de cidades onde as provas serão aplicadas nesta primeira edição.
A nova modalidade vai ofertar 30% das vagas em 94 cursos da instituição. A primeira fase de provas está marcada para o dia 14 de dezembro e será voltada aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio.