Bebê de 2 meses morre engasgada em Itabira, na região Central de Minas Gerais

Ela se engasgou enquanto se alimentava; Samu socorreu, mas a criança não resistiu

Samu

Uma bebê de dois meses morreu engasgada em Itabira, na região Central de Minas Gerais, nesta sexta-feira (27).

De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a recém-nascida estava se alimentando quando se engasgou.

A ambulância foi acionada no bairro Santa Ruth, mas os parentes não esperaram que ela chegasse e iniciaram o deslocamento.

No trajeto, a família interceptou os socorristas, que iniciaram o atendimento, com um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem, com o protocolo de reanimação, administração de oxigênio e adrenalina.

Contudo, apesar de todos os esforços e manobras, não foi possível reverter o quadro de parada cardiorrespiratória.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que vai apurar a causa da morte.

O nome da bebê não foi divulgado.

O que fazer quando um bebê se engasgar

  • Reconhecer que o bebê está cianótico (com a cor azulada), sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
  • Colocar o bebê sobre a perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater nas costas.
  • São batidas vigorosas para que consiga realmente empurrar esse corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Se ela não se recuperar, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faço novamente a manobra.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Leia também

Alex Araújo é formado em Jornalismo e Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já trabalhou em agência de publicidade, assessoria de imprensa, universidade, jornal Hoje em Dia e portal G1, onde permaneceu por quase 15 anos.

Ouvindo...