O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) abriu mil vagas em Minas Gerais para o programa Coletivo Online, voltado a jovens de 16 a 29 anos que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho. A capacitação é gratuita, totalmente digital e pode ser feita pelo WhatsApp ou por aplicativo próprio.
Voltado a pessoas que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio, o curso oferece 12 videoaulas curtas com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais (soft skills) e na preparação para o ambiente profissional. Os conteúdos incluem temas como elaboração de currículo, comportamento em entrevistas e organização financeira.
Ao final da formação, os participantes recebem certificado e têm acesso a uma plataforma com vagas de emprego em mais de 400 empresas parceiras, com oportunidades alinhadas ao perfil profissional de cada jovem.
Inclusão e impacto social
O Coletivo Online já impactou mais de 600 mil jovens em situação de vulnerabilidade social no Brasil — sendo 71 mil apenas em 2024. Entre os casos de sucesso está o de Thayane Ribeiro Santana, 29 anos, que conseguiu uma recolocação no mercado de trabalho após participar da iniciativa. “No fim de 2024, vi uma publicação sobre o curso no Instagram. Em menos de um mês, já estava empregada. Me ajudou muito!”, relatou.
A iniciativa faz parte da estratégia do ICCB de promover o empoderamento econômico de populações historicamente excluídas. Segundo dados do IBGE, o Brasil conta com cerca de 45 milhões de jovens, sendo 31 milhões de baixa renda.
“Ao oferecer acesso à informação e oportunidades, capacitamos jovens para transformar suas realidades e romper ciclos de desigualdade social”, afirma Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil. “Esses jovens também têm potencial para gerar inovações com impacto positivo na sociedade.”
As inscrições para o programa Coletivo Online podem ser feitas pelo site oficial ou por meio do aplicativo do Instituto Coca-Cola Brasil.