A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 109 trinca-ferros, pássaros silvestres típicos da Mata Atlântica, durante operação realizada na noite do último domingo (25), no km 303 da BR-267, em Caxambu, região sul de Minas Gerais.
Os animais foram encontrados durante abordagem a um Fiat Siena com placas de Mangaratiba (Rio de Janeiro). Os agentes localizaram diversas gaiolas de transporte e redes, onde as aves estavam confinadas em espaço extremamente reduzido, configurando maus-tratos.
Leia mais
Polícia Militar de Meio Ambiente descobre mineração ilegal O que é Instituto Terra, organização criada por Sebastião Salgado e pela esposa no Vale do Rio Doce Debate sobre cortar ou não as penas das aves domésticas envolve bem-estar e segurança
Ao ser questionado pelos policiais, o condutor do veículo confessou que havia comprado os pássaros na cidade de Campanha (MG) e que os transportava para comercialização em uma feira no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ).
Veja o vídeo
PRF resgata mais de 100 pássaros silvestres durante fiscalização na BR-267, em MG; veja vídeo
— Itatiaia (@itatiaia) May 26, 2025
📹 PRF | Divulgação pic.twitter.com/QpirjHISNA
Diante da situação flagrante de crime ambiental, as aves foram apreendidas juntamente com as gaiolas utilizadas no transporte. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o homem que tipifica como crime “matar, perseguir, caçar, apanhar ou vender espécimes da fauna silvestre”.
As aves foram encaminhadas à Polícia Ambiental Militar para identificação técnica e demais providências para sua recuperação e possível reintrodução ao habitat natural. O veículo utilizado no transporte ilegal foi recolhido ao pátio, enquanto o condutor foi liberado após a assinatura do TCO.