De acordo com o professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Renato Las Casas, o objeto, provavelmente, era “lixo espacial”. “Qualquer coisa feita pelo homem que está sem utilidade no espaço é lixo espacial. Pode ser desde lascos de satélite ou até um foguete, como é o que está sendo especulado neste caso”, explica o professor.
“Estão desconfiando que seja um foguete da Space X. Vendo os registros dá para perceber que é um lixo espacial, visto que ele não estava tão rápido para ser um meteoro e não estava tão baixo para ser um avião. Neste contexto, sobra o lixo espacial”, conclui o especialista.
Nas redes sociais, as pessoas se assustaram e questionaram o que seria a bola de fogo.
“Meteoro passando aqui no bairro. Deus seja louvado. O que será isso? Crê em Deus pai. O que será aquilo, meu pai do céu? Credo! Eu já vi isso quando eu era moleque, lá na roça”, disse uma testemunha em uma das imagens obtidas pela Itatiaia.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) informa que raramente objetos como o avistado nessa quarta-feira atingem o solo, visto que queimam integralmente antes disso. Ainda não se sabe ao certo o que causou a bola de fogo no céu.
“Até este momento, a AEB não teve confirmação das características do objeto, não podendo afirmar tratar-se de reentrada de meteorito, parte de satélites ou de foguetes. Também não há confirmação do objeto ter caído em território nacional”, diz a agência.