Belo Horizonte está enfrentando uma onda de frio que deve persistir pela semana, pelo menos até o próximo sábado (17).
De acordo com Lucas Oliver, professor de geografia e cientista do clima, as baixas temperaturas se devem a massa polar que chegou à capital mineira na noite de domingo (11).
Nessa segunda (12), a cidade registrou uma sensação térmica acentuada, chegando a -6 °C, de acordo com a Defesa Civil. Hoje, a temperatura mínima foi de 13,8 °C, com sensação térmica de 3,9 °C, às 6h.
“Isso devido às rajadas de vento, sentidas com maior intensidade, especialmente nos bairros mais altos da cidade”, disse.
Para os próximos dias, a previsão indica que as temperaturas máximas devem ficar na casa dos 25°C, com mínimas em torno de 13°C.
“Embora traga frio, nesta primeira onda de frio não há previsão de recorde”, contou. O recorde do ano ocorreu em 3 de maio, quando
Há uma previsão para os dias 22, 23 ou 24 de uma massa polar mais intensa. “Essa onda de frio mais intensa, prevista para o final do mês, pode sim trazer recordes para Belo Horizonte, com temperaturas mínimas possivelmente caindo para a faixa dos 10°C”.
Tudo indica que a estação chuvosa acabou, apesar da previsão de precipitações isoladas. “Embora outro episódio de chuva seja teoricamente possível, não deve ocorrer nos próximos dias”