Ouvindo...

Vendedores da Feira Hippie de BH usam IA gratuita para facilitar cobranças

Ferramenta funciona como uma conversa no WhatsApp e pode gerar códigos de pagamento, pagar boletos, realizar pagamentos e mais

Feira Hippie de Belo Horizonte é considerada a maior feira a céu aberto do Brasil, com cerca de 1700 barraquinhas funcionando todos os domingos, de 6h às 14h

Os vendedores da Feira Hippie de Belo Horizonte têm usado a inteligência artificial como aliada no dia a dia. Por meio do Jota, uma conta digital dentro do WhatsApp, eles conseguem gerar códigos de pagamento para os clientes, fazer transações financeiras e gerenciar as despesas e receitas do comércio.

A ferramenta também pode ser de grande ajuda para os consumidores. Gustavo Souza, produtor audiovisual e influenciador digital que divulga as atividades das barracas da Feira Hippie, destaca que o Jota gasta menos dados móveis do que os aplicativos de bancos, agilizando na hora do pagamento.

Leia também

“A Feira está sempre lotada e, muitas vezes, não há sinal de internet adequado para utilizar um aplicativo de banco convencional para fazer um PIX e, até mesmo, para que as maquininhas de cartão dos feirantes funcionem de forma rápida. Como o WhatsApp necessita de poucos dados móveis, é mais fácil. Às vezes eu paro para comprar uma comida ou refrigerante e gasto apenas 15 segundos para pagar”, afirma.

Para Gustavo, a principal vantagem em usar o Jota é a economia de tempo. “Dentro das atividades da produtora de vídeo, seja para pagamento de equipe ou negociação com clientes, hoje eu consigo economizar horas preciosas no mês só com as transferências realizadas com o Jota. É uma diferença que, no fim, traz muito ganho de organização do tempo para lidar com outras tarefas como reuniões, fechamento de negócios e atendimento ao público, por exemplo”, avalia.

A proposta da IA é justamente essa. O CEO do Jota, Davi Holanda, destaca que “um simples áudio pode resolver qualquer atividade do seu dia a dia. O futuro pertence a soluções que eliminam complexidade, reduzem custos e colocam a tecnologia para trabalhar a favor do empreendedor”.

O Jota atende comandos enviados por áudio ou texto e notifica atividades como vencimento de boletos recorrentes, como contas de luz e água, por exemplo. Também é possível tirar uma foto de um boleto ou nota fiscal, e a ferramenta automaticamente reconhece os dados e realiza o pagamento. O Jota pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa, basta acessar este link.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.