Belo Horizonte
Itatiaia

Morre Dom Geraldo de Souza Rodrigues, bispo da Diocese de Januária

Do Geraldo tinha 61 anos e lutava contra um câncer no rim diagnosticado há alguns meses

Por
Dom Geraldo de Souza Rodrigues,  da Diocese de januária
Foto: Divulgação/ Diocese de Januária

Faleceu na noite deste domingo (13), aos 61 anos, Dom Geraldo de Souza Rodrigues, bispo da Diocese de Januária, no Norte de Minas Gerais. A morte ocorreu em decorrência de um câncer no rim, contra o qual lutava há alguns meses. Dom Geraldo estava internado no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte, onde vinha recebendo tratamento.

"Com grande pesar informamos o falecimento de nosso amado bispo, Dom Geraldo de Souza Rodrigues. Que Deus, em sua infinita misericórdia, acolha sua alma e lhe conceda o descanso eterno, após uma vida inteira de dedicação ao rebanho de Cristo. Nossas orações se dirigem aos familiares de Dom Geraldo neste momento de dor, para que a esperança na ressurreição os fortaleça.”

Dom Geraldo nasceu em 24 de outubro de 1963, filho de João Bernardino Rodrigues e Amélia Pires de Souza, ambos já falecidos. Era o terceiro de sete irmãos, sendo um deles também sacerdote. Iniciou a sua formação sacerdotal em 1978 no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana. Foi ordenado presbítero em 1988, também em sua terra natal, pelo então arcebispo Dom Oscar de Oliveira.

Durante o seu ministério, atuou como pároco em diversas cidades mineiras, incluindo Diogo de Vasconcelos, Mercês, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Paula Cândido e Viçosa. Também exerceu funções de liderança pastoral, como coordenador arquidiocesano de catequese, vigário episcopal e membro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

Nesta segunda-feira (14), será celebrada na Catedral de Januária uma missa em memória de Dom Geraldo, às 19h.

A Diocese de Januária informou que o velório terá início hoje às 16h na Igreja Matriz de Porto Firme onde o corpo permanecerá até quarta-feira (16) para a Missa Exequial as 09h30min. Após a Santa Missa o corpo será levado ao cemitério local para o sepultamento as 11h.

Por

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.