Ouvindo...

‘Barro Preto Fashion Day’

Evento de moda surgido há dez anos busca trazer glamour, holofotes e novos clientes pro Barro Preto

Barro Preto Fashion Day teve início em 2015

O Barro Preto tem cerca de sete mil e quinhentos moradores, mas é no comércio que o bairro se destaca. Estimativas da Associação Comercial apontam cerca de OITOSCENTAS lojas, distribuídas em mais de QUINZE galerias e centros comerciais.

O surgimento do Barro Preto como polo da moda data dos anos 80, portanto há aproximadamente 40 anos. Analista do Sebrae e especialista em Moda, Kenia Cardoso lembra dessa origem.

“Desde a década de 80, ele tem despontado como importante polo de confecção da indústria da moda para o atacado e para o varejo. Nós temos várias indústrias de moda que estão instaladas naquela região, onde as pessoas interessadas têm essa possibilidade de fazer suas compras e estarem inteiradas sobre quais são as tendências de mercado. É bem importante para esse cenário da economia mineira e do destaque de Belo Horizonte como capital da moda.”

Mas apenas em 2015 o polo da moda de Minas Gerais ganhou o seu próprio evento – o Barro Preto Fashion Day. Quem nos conta é uma das pioneiras da ação, Taciana Teodoro.

“Nós iniciamos em 2015 a nossa primeira edição, e foi bem pequenininha, lá na Praça Raul Soares. E aos poucos a gente foi percebendo que ele não precisava de ser um evento exclusivo de moda, né? A gente pensou ‘ah, por que não a gente colocar um show?’ Ok, tivemos a primeira edição com um show, de uma banda que a gente conseguia pagar, porque não é fácil, é um evento caro, né? Aí depois que a Fecomércio abraçou, o sistema Fecomércio Sesc/Senac ajudaram, a gente conseguiu transformar o Barro Preto Fashion Day em um evento maior, um evento mais estruturado, com tenda, um evento com bandas, gastronomia”. Entre 12 e 14 de outubro de 2024, foi feita a 16ª edição do evento, com desfiles na passarela e shows com artistas como Sandra de Sá e Wilson Sideral”.

E quais são os efeitos do Barro Preto Fashion Day?

Para o comerciante Lucio Faria, com quarenta anos de atuação no Barro Preto, o evento serve pra mostrar que “o Barro Preto ainda está vivo! Que a moda do Barro Preto continua. Foi um desfile lindo, maravilhoso, cada roupa mais bonita do que a outra, né? Falar assim, pô, mas isso aqui é do Barro Preto? É, é do Barro Preto, nós produzimos isso.”

Analista do Sebrae e especialista em Moda, Kenia Cardoso coloca dois pontos positivos do evento.

“Uma forma de tornar aquele ambiente mais conhecido para aqueles que não conhecem ou estão para resgatar aquele ambiente para as pessoas que já conhecem, mas que por algum motivo não estão naquele local nesse momento, é uma vitrine importantíssima.”

Para o presidente da Associação Comercial do Barro Preto, André Soalheiro, a moda precisa inovar a cada dia – e o Barro Preto Fashion Day incentiva isso.

“O caminho é inovar, o que realmente deu certo e agradou aos clientes no passado, o que agradou no mês passado já não agrada esse mês. Então eu acho que a gente deve buscar inovação, porque você não dura se você não tiver. Quando você traz essa leitura também para os negócios, é o que fazem algumas empresas como a nossa durarem tantos anos e estando na ponta, com qualidade e atendendo bem. É essa vontade de entender e fazer a inovação acontecer.”

Amanhã a gente fala dos MUITOS desafios do Barro Preto, entre eles a concorrência com produtos de moda adquiridos na internet, e ainda questões de segurança e a presença de pessoas em situação de rua na região.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.