A chuva voltou a provocar estragos e prejuízos no bairro São Benedito, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (9). As ruas Padre Eustáquio e São Judas Tadeu, que
Cerca de 10 estabelecimentos comerciais ficaram inundados e parte do asfalto se soltou. Ernane Martins é proprietário de uma distribuidora de bebidas na região e viu o seu comércio ser totalmente alagado pela segunda vez em menos de uma semana.
“Eu limpei a loja na terça e na quarta. A chuva veio na segunda e acabei de limpar a loja ontem a noite. Aí, hoje já tá tudo alagado de novo. A gente pede providência da prefeitura. Pelo amor de Deus, dá uma olhadinha para o nosso lado. Aqui a situação tá crítica. Todo dia que chove 10 minutos, alaga tudo. Não tem ninguém que aguenta isso”, reclama.
Moradores se unem para limpar rua e comércios
O problema, segundo o comerciante, é provocado pelo entupimento de uma rede de água fluvial. Sem escoamento o nível sobe rápido e a água desce pela rua. Ele afirma que os moradores já entraram em contato com a prefeitura, mas não tiveram resposta.
Sem ajuda do poder público, são os próprios comerciantes que estão limpando a rua com pás e retirando os entulhos que cobriram os bueiros.
“A situação ficou bem crítica, a rua acabou. E o bueiro lá em cima, já caíram dois carros lá, que a gente não sabe de quem é. Tem que resolver lá em cima primeiro, senão o reflexo é aqui embaixo”, disse Hugo Pinheiro.
A previsão indica que vai chover ainda mais na região metropolitana de BH. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a precipitação só deve diminuir a partir do dia 15 de janeiro. Com mais chuva pela frente, os comerciantes e moradores temem novos alagamentos.
“Se chover, a água vai entrar de novo. O pessoal tá fazendo a limpeza dos seus comércios, mas é só esperar a próxima chuva que a água vai entrar de novo. Enquanto eles não resolverem a situação daquele bueiro lá em cima, infelizmente vai ser assim”, disse Weberson.
O que a prefeitura diz
Em nota, a Prefeitura de Santa Luzia afirmou que reconhece a gravidade do problema de alagamentos na Rua Padre Eustáquio e que está empenhada em buscar soluções definitivas.
“Como parte das ações da Secretaria de Obras, já realizamos uma vistoria no local para compreender as causas estruturais do problema. No momento, estamos avançando com os seguintes passos:
- Elaboração de estudos técnicos especializados: Nossa equipe técnica irá diagnosticar as deficiências e patologias na rede de drenagem da região e propor as intervenções necessárias;
- Prioridade na execução de obras: Assim que os estudos forem concluídos, incluiremos as obras no planejamento emergencial, garantindo que os recursos sejam direcionados para intervenções eficazes;
- Assistência e diálogo com a população: Durante este processo, manteremos contato próximo com os moradores e comerciantes, ouvindo suas demandas e prestando os devidos esclarecimentos;
- Nossa gestão tem o compromisso de tratar essa situação com a seriedade que ela exige, priorizando a segurança, o bem-estar da comunidade e a preservação do patrimônio dos cidadãos. Continuaremos informando a população sobre cada etapa do processo”.