Na véspera de Natal, nesta terça-feira (24) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, a qualquer hora do dia. Conforme a Defesa Civil Municipal, a temperatura mínima foi de 18 °C, a máxima estimada é de 29 °C. Já a umidade relativa mínima do ar em torno de 50% à tarde.
Mas afinal de contas, vai chover no Natal? Nesta quarta-feira (25)?
Diferente dos anos anteriores, boa parte do país deve ter um dia de Natal bastante chuvoso. Já a véspera, nesta terça-feira (24) deve ser de tempo mais firme, com previsão de chuva consecutiva somente para o Rio de Janeiro. Ao longo do dia 24, algumas regiões ainda podem ter pancadas fortes de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, parte do Mato Grosso, de Tocantins e leste do Pará podem ter até 100 milímetros de chuva até a manhã desta véspera de Natal. Já para o dia de Natal é esperado o tempo quente, com muitas nuvens e pancadas de chuva em praticamente todo o país.
Chuva em Minas Gerais
Nesta terça-feira (24), o tempo seguirá instável, com destaque para boa parte do estado do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, onde há previsão de tempestades (temporal + chuva volumosa) áreas em roxo no mapa. Áreas marcadas em vermelho no mapa de risco o risco é para temporais.
- Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro: Esses estados concentram os alertas mais críticos para chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de transtornos urbanos, como alagamentos e deslizamentos.
- São Paulo: A chuva também estará presente, variando de moderada a forte intensidade. Embora os acumulados não sejam tão expressivos quanto nos outros estados, a presença constante de precipitação pode gerar impactos localizados
Nesta terça-feira (24), o tempo seguirá instável, com destaque para boa parte do estado.
Verão quente e chuvoso
O tempo previsto para o Natal será a expectativa de como deve fica o clima no verão.
A estação mais quente do ano, que começou em 21 de dezembro e se estende até 20 de março, não deve ser marcada por grandes ondas de calor e deve ter chuva acima da média. De maneira geral, a Climatempo destaca que as principais tendências para a estação neste ano são:
- Formação frequente de corredores de umidade entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste, contribuindo para a instabilidade no clima -- há possibilidade da formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo do verão.
- Chuvas volumosas, que podem ficar acima da média, em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste.
- Temperaturas acima da média no Sul e em parte da região Norte, com alguns dias com calor acima do normal.
- Alta nebulosidade e chuva frequente, o que deve impedir a formação de ondas de calor de grande abrangência sobre o país.