Ouvindo...

Defesa Civil de BH emite primeiro alerta sonoro pelo celular por risco de alagamento na Av. Vilarinho

Há chuva “extremamente forte” em diversos pontos da capital mineira na tarde desta sexta-feira (20); órgão fala em risco de enxurradas

Alerta foi emitido pela primeira vez nesta sexta (20)

A Defesa Civil emitiu o primeiro alerta sonoro por celular em Belo Horizonte, indicando o risco de alagamentos e enxurradas na avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. Essa é a primeira vez que o sistema é acionado na capital mineira.

O alerta já havia sido testado no dia 30 de novembro e assustou os moradores de BH. Dessa vez, o risco é real e a recomendação é que as pessoas busquem um lugar seguro e evite transitar pela avenida.

A Defesa Civil de Municipal informa que há chuva “extremamente forte” em diversos pontos da capital mineira na tarde desta sexta-feira (20). Até às 17h, a chuva foi considerada “extremamente forte” nas regionais de Venda Nova, Norte, Pampulha, Nordeste e Barreiro.

Leia também

Alerta causou congestionamento em Venda Nova

Após a emissão do alerta sonoro, a rua Padre Pedro Pinto foi tomada por vários veículos que utilizaram a via como alternativa de desvio da avenida Vilarinho. O movimento ficou ainda mais intenso devido ao período das compras de presentes de fim de ano.

Nas redondezas, o trânsito também ficou congestionado na avenida Pedro I, por cerca de um quilômetro, nas proximidades do acesso à Venda Nova. Outra avenida impactada foi a Cristiano Machado, que apresentou fluxo mais intenso do que em dias normais, na altura do acesso à Avenida Vilarinho.

Como funciona o alerta sonoro?

O alerta tem a intenção de avisar a população antecipadamente sobre desastres climáticos. Quando algo perigoso acontece, a Defesa Civil envia um comunicado para os celulares que estiverem na região afetada.

Os celulares vibram e emitem o alerta por cerca de 10 segundos. Caso o morador esteja usando o aparelho no momento em que receber a mensagem, o aviso irá sobrepor a tela e apenas poderá ser fechado após leitura.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.