A Defesa Civil emitiu o primeiro alerta sonoro por celular em Belo Horizonte, indicando o risco de alagamentos e enxurradas na avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. Essa é a primeira vez que o sistema é acionado na capital mineira.
O
A Defesa Civil de Municipal informa que há chuva “extremamente forte” em diversos pontos da capital mineira na tarde desta sexta-feira (20). Até às 17h,
Alerta causou congestionamento em Venda Nova
Após a emissão do alerta sonoro, a rua Padre Pedro Pinto foi tomada por vários veículos que utilizaram a via como alternativa de desvio da avenida Vilarinho. O movimento ficou ainda mais intenso devido ao período das compras de presentes de fim de ano.
Nas redondezas, o trânsito também ficou congestionado na avenida Pedro I, por cerca de um quilômetro, nas proximidades do acesso à Venda Nova. Outra avenida impactada foi a Cristiano Machado, que apresentou fluxo mais intenso do que em dias normais, na altura do acesso à Avenida Vilarinho.
Como funciona o alerta sonoro?
O alerta tem a intenção de avisar a população antecipadamente sobre desastres climáticos. Quando algo perigoso acontece, a Defesa Civil envia um comunicado para os celulares que estiverem na região afetada.
Os celulares vibram e emitem o alerta por cerca de 10 segundos. Caso o morador esteja usando o aparelho no momento em que receber a mensagem, o aviso irá sobrepor a tela e apenas poderá ser fechado após leitura.