Apenas em 2024, foram multados quase 110 mil motoristas em Minas Gerais e cerca de 27,7 mil em Belo Horizonte por uso de celular no trânsito. Os dados foram divulgados pela Coordenadoria Estadual de Gestão do Trânsito (CET-MG).
Manusear o telefone ao volante é uma infração gravíssima e prevê a perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,97.
A reportagem conversou com a especialista em segurança no trânsito Jaqueline Alves, que fala do perigo que representa um motorista desatento na direção de um veículo.
“Para reagir, a gente precisa perceber. E a primeira coisa que o celular faz é justamente tirar essa atenção do condutor. Sem atenção, ele não percebe. E, se ele não percebe, logo ele não reage”, diz.
Jaqueline explica quais ações podem ser
“O uso do celular como infração se refere à utilização do celular com fone de ouvido, o viva-voz e o manuseio, como digitar uma mensagem. O acesso ao GPS para guia de trajeto é permitido. Se esse condutor já sabe para onde que vai e não precisa do acesso desse dispositivo, é ideal que eles se silencie o telefone”, pede a especialista.
Em 2023, foram registradas multas para 134 mil motoristas em