Na tarde desse domingo (1°), milhares de belo-horizontinos foram pegos de surpresa com o novo alerta de desastres da Defesa Civil Nacional. Contudo, o sistema que deveria chegar na grande maioria dos celulares, não apitou para algumas pessoas. Veja abaixo o que pode ter acontecido:
Na página oficial do Defesa Civil Alerta, o órgão esclarece que apenas os aparelhos que suportam tecnologias 4G ou 5G são compatíveis com sistema. “No geral, os aparelhos mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS”, afirma o órgão.
Leia mais:
Seu telefone apitou aí? Teste da Defesa Civil assusta belo-horizontinos; entenda Defesa Civil explica que teste deste domingo (1º) foi de ‘alerta extremo’ Apito assustador! Moradores de BH repercutem alerta da Defesa Civil neste domingo (1°); veja como funciona
Outro motivo que pode levar os celulares a não emitirem o alerta é se o dispositivo estiver em modo avião. “Em modo avião, os aparelhos perdem a conexão com as antenas de telefonia móvel e, por isso, não receberão os alertas. O mesmo acontece se o celular estiver desligado”, aponta a instituição.