Ouvindo...

Novo alerta da Defesa Civil: entenda o que aconteceu se o seu celular não apitou

Apesar de milhares de pessoas terem relatado o susto que tiveram quando os telefones começaram a tocar, outras disseram que não receberam o alerta

.

Na tarde desse domingo (1°), milhares de belo-horizontinos foram pegos de surpresa com o novo alerta de desastres da Defesa Civil Nacional. Contudo, o sistema que deveria chegar na grande maioria dos celulares, não apitou para algumas pessoas. Veja abaixo o que pode ter acontecido:

Na página oficial do Defesa Civil Alerta, o órgão esclarece que apenas os aparelhos que suportam tecnologias 4G ou 5G são compatíveis com sistema. “No geral, os aparelhos mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS”, afirma o órgão.

Leia mais:

Leia também

Outro motivo que pode levar os celulares a não emitirem o alerta é se o dispositivo estiver em modo avião. “Em modo avião, os aparelhos perdem a conexão com as antenas de telefonia móvel e, por isso, não receberão os alertas. O mesmo acontece se o celular estiver desligado”, aponta a instituição.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento