A onda de calor que atinge diferentes regiões pode elevar a temperatura em até 10°C acima da média em cidades de Minas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio De Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão é do Instituto Climatempo. No caso de Minas, o mapa do Climatempo aponta que o calorão mais intenso deve ser registrado no Triângulo Mineiro.
Conforme o instituto, a atual onda de calor é a sétima registrada no Brasil somente em 2024. “Em meio a um cenário de tempo extremamente seco e umidade do ar muito baixa, essa nova onda de calor traz uma preocupação ainda maior devido ao aumento dos focos de queimadas que assolam diversas regiões do país”, destaca nota do Climatempo.
“O bloqueio atmosférico se estabelece na região central do Brasil, intensificando a massa de ar quente, que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, favorecendo o calor extremo. Vale lembrar que, com a chegada da primavera, o Brasil passa a ter uma maior incidência de radiação solar, o que contribui ainda mais para a elevação das temperaturas”, reforça.
A onda de calor é o fenômeno em que as temperaturas ficam acima da média por um período superior a dois dias consecutivos. Normalmente, esses fenômenos afetam grandes áreas e causam risco à saúde humana.