Ouvindo...

Cinco regiões de BH ainda não viram chuva; Barreiro registrou maior acumulado

Segundo a Defesa Civil, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas com trovoadas ocasionais, a partir da tarde

BH registra chuva pelo segundo dia seguido após cinco meses de seca

Moradores de cinco regionais de Belo Horizonte ainda não vieram a tão esperada chuva, após cinco meses de estiagem. Conforme o balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (23) pela Defesa Civil, regionais Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova não registraram precipitação nos últimos dois dias.

A chuva desse domingo (22), mesmo que tímida, foi comemorada por parte de moradores da capital mineira. No Barreiro, choveu 4,2 milímetros, ou seja, 8,5% do esperado para todo o mês. A média de climatológica de setembro é de 49,2 milímetros.

Na Centro-Sul e na Noroeste foram 0,8 (1,6%). Na Oeste, a precipitação foi rápida: a regional registrou 0,6 milímetros (1,2%).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira ficou 155 sem chuva em 2024, em uma seca que durou de 19 de abril a 21 de setembro. Essa foi a segunda maior estiagem registrada na história da capital. O recorde foi em 1961, quando BH ficou 198 dias sem chuva.

Leia também

Acumulado de chuva em setembro até 6h desta segunda-feira (23)

Barreiro: 4,2 (8,5%)
Centro Sul: 0,8 (1,6%)
Leste: 0,0 (0%)
Nordeste: 0,0 (0%)
Noroeste: 0,8 (1,6%)
Norte: 0,0 (0%)
Oeste: 0,6 (1,2%)
Pampulha: 0,0 (0%)
Venda Nova: 0,0 (0%)

Média climatológica de setembro: 49,2 mm
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte

Previsão do dia

Após ondas de calor e tempo bastante seco, a expectativa da população é que o clima fique mais ameno a partir de agora.

Hoje, conforme o órgão, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas com trovoadas ocasionais, a partir da tarde.

A umidade relativa do ar mínima em torno de 30%, à tarde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

A máxima prevista é de 32 °C.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.