Após o frio intenso dos últimos dias, Belo Horizonte pode registrar, a partir desta sexta-feira (16), dez dias de calorão, com temperaturas acima de 30°C e possibilidade de quebra do recorde de 34°C registrado em agosto do ano passado. A previsão de uma nova onda de calor é do professor de geografia e cientista do clima, Lucas Oliver.
“Uma onda de calor (será) provocada por um novo bloqueio atmosférico durante os dias 16/08 até 26/08, portanto dez dias de temperaturas acima da média aqui em BH, o que significa tardes acima dos 30°C”, destacou o professor.
A previsão de onda de calor a partir desta semana chega em meio ao frio intenso registrado nos últimos dias em Belo Horizonte, com recorde de 8 °C registrado terça-feira (13), na estação na Pampulha.
O instituto Climatempo também cita nova onda de calor para Minas e outros estados do Brasil.
Sem chuva
Belo Horizonte
“A estação seca vai de abril até setembro e a chuvosa de outubro a março. Então, a gente não tem nenhuma previsão de chuva em agosto. E mesmo que possa vir a ter no fim de agosto, seria uma chuva rápida assim, mas, sinceramente, não acredito que vai ter. O mais provável é que a partir da última semana de setembro, quando começa a Primavera, é que venham as primeiras chuvas”, disse.