Aliviar o trânsito complicado entre Nova Lima e Belo Horizonte. Esse é o objetivo de um novo projeto, que cria um acesso direto entre os bairros Vila da Serra e Belvedere, assinado pelas prefeituras das duas cidades e representantes de diversos órgãos nessa quarta (25).
O projeto
“Se você mora no Vila da Serra, Vale do Sereno, Nova Lima ou até mesmo Raposos e Rio Acima certamente você já ficou preso naquele engarrafamento entre BH e Nova Lima, na região da Seis Pistas”, começou o vídeo explicativo de João Marcelo.
Segundo ele, para solucionar esse problema, o leito da linha férrea será utilizado para conectar os bairros ao Anel Rodoviário. “E, toda área que não vai ser utilizada para mobilidade, vai garantir a utilização de um parque, de maneira mais excepcional”, explicou.
Conforme o prefeito, esse parque será integrado ao Parque Jardim das Águas, no Vale do Sereno, que preserva nascentes e garante qualidade de vida. “Esse é um parque pouco conhecido que é duas vezes maior do que o Parque Municipal de Belo Horizonte”, acrescentou.
O prazo para o projeto ficar pronto é de 180 dias. “Nossa equipe vai se debruçar sobre essa concepção e apresentar novamente a esse grupo de trabalho. A gente está muito otimista”, finalizou o prefeito João Marcelo. As famílias que vivem ao longo da linha férrea serão levadas para outras áreas, em um processo que será conduzido a partir de agora.
O acordo foi assinado pelos Ministérios Público de Minas Gerais (MPMG) e Federal (MPF), União, Governo de Minas, prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da capital e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).