Um homem, de 42 anos, e uma mulher, de 24 anos, foram presos, na manhã desta terça-feira (21), em Belo Horizonte, durante uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra suspeitos de transmitir ilegalmente conteúdo na internet.
A ação faz parte da quarta edição da “Operação 404", contra a pirataria digital.
A dupla foi presa no bairro Santo André, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Eles são suspeitos de administrar sites piratas para fazer transmissões ilegais, prática conhecida como ‘gatonet’. A dupla vendia o pacote por R$30.
Foram apreendidos: computadores, smartphones e um aparelho de recepção de IPTV. Os investigados foram encaminhados para a Delegacia de Fraudes, na Região Leste da capital.
No Brasil
Além de Minas Gerais, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos seguintes estados: Alagoas; Bahia; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso; Pará; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e São Paulo.
Nos 11 estados, foram bloqueados sites e aplicativos piratas.
O combate à pirataria online tem a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil, Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, além da cooperação de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil.
(Com informações de Oswaldo Diniz)