Belo Horizonte registra aumento de 522% nos casos positivos de Covid-19, de abril para maio. Ao mesmo tempo, a busca por testes de coronavírus mais que dobrou na capital, passando de 20 mil para 40 mil pessoas, no mesmo período.
Entre as pessoas que testaram positivo para Covid-19, o número também subiu passando de 808 casos para 5.026. A infectologista da UFMG, Adriana Cunha, afirma em entrevista ao repórter Gustavo Cícero, que esse aumento no número de testes já era esperado.
“A gente está vendo o aumento do número de casos de Covid como já era esperado. A gente chega nessa época do ano de inverno onde aumentam todas as doenças de transmissão respiratória. A Covid não seria diferente porque é o mesmo meio da transmissão. Então, a gente tem visto as prefeituras no interior e aqui em BH voltando a recomendar o uso de máscara nos ambientes fechados. Embora não tenha sido uma obrigatoriedade. Mas, a gente acha que é muito prudente que isso seja adotado pelas pessoas.”
O infectologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Geraldo da Cunha Nery, acredita que a suspensão do uso obrigatório da máscara foi uma atitude equivocada.
“O que temos observado em relação à Covid-19 é que com a retirada das medidas protetivas, principalmente das máscaras, da obrigatoriedade das máscaras em lugares fechados, quando ela é retirada o que acontece é uma explosão no número de casos como temos observado no Brasil. Vários municípios voltaram atrás e já exigem em lugares fechados. Outros, aconselham. No meu entendimento ainda deveria ser obrigatório o uso da máscara em lugar fechado.”
A reportagem da Itatiaia conversou com algumas pessoas que saiam dos pontos de testagem com o resultado negativo para o coronavírus, como é o caso da Maria Rosimeire. “Eu vim porque minha sobrinha e o esposo eu tive contato com ele e eles deram positivo. Aí eu vim fazer, mas foi muito rápido o teste, foi muito bom.”
Os testes podem ser feitos em vários pontos de Belo Horizonte por pessoas assintomáticas ou com sintomas respiratórios leves e devem ser agendados no portal da Prefeitura ou no Aplicativo PBH.
*Com informações do Gustavo Cícero