BH confirma duas mortes por dengue em 2024; já são mais de 1.400 casos
Capital mineira vive onda de casos, devido ao clima úmido e quente

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte confirmou, nesta quinta-feira (1°), duas mortes por dengue no município. Esses são os primeiros óbitos registrados na cidade em 2024.
Segundo a SMS, as vítimas são duas mulheres, de 26 e 71 anos, residentes no Barreiro e na Pampulha, respectivamente. As duas tinham comorbidades, conforme a pasta.
O clima úmido e quente da capital mineira favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso, BH vive uma onda de casos de dengue. Nas próximas semanas, a capital deve enfrentar uma epidemia de dengue, principalmente entre o fim de fevereiro e o início de março, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Danilo Borges.
Quais são os sintomas da dengue?
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
- Febre alta (maior que 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Letargia ou irritabilidade;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Sangramento de mucosa.
*Com informações de Talyssa Lima, André Vasconcelos e Célio Ribeiro
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.



