Faltando 12 dias para o Natal, muitas pessoas já se adiantaram e fizeram as compras para a data. Porém, muitas outras ainda nem começaram a se planejar e devem movimentar o comércio nos próximos dias. Por isso, pelo menos três prefeituras da região metropolitana de Belo Horizonte já anunciaram reforço no policiamento para garantir a segurança de consumidores e lojistas.
Em Belo Horizonte, a Guarda Municipal realiza a operação “Centro Seguro”, que conta com equipes motorizadas e guardas de patrulha que fiscalizam o hiper centro da capital mineira. O número de guardas municipais na Feira Hippie também foi reforçado. Além disso, as duas unidades de segurança preventiva que ficam nas Praças Sete e Rio Branco colaboram com a operação.
Já a Prefeitura de Betim promove as operações “Natalina 2023” e “Natal Seguro” em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Betim (CDL) e as forças de segurança. As principais áreas comerciais da cidade receberam reforço no policiamento. Além disso, 58 novos guardas municipais reforçam o policiamento, assim como 16 agentes da Polícia Militar realocados para atuarem nas ruas.
Já Contagem, também não Grande BH, informou que sua Guarda Municipal vai atuar de forma preventiva com patrulhamento e presença nos principais pontos da cidade, enquanto o reforço do policiamento nos centros comerciais fica por conta da Polícia Militar.
Dicas para se proteger durante as compras de Natal
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a Polícia Militar criaram uma cartilha com dicas para consumidores e lojistas se protegerem durante as compras de Natal. Confira algumas das recomendações:
- Evite aglomerações;
- Não deixe as compras para a “última hora”;
- Não deixe celulares e carteiras à mostra;
- Evite sair de casa com grandes quantias de dinheiro vivo;
- Não use celulares com o vidro do carro ou ônibus aberto;
- Não deixe bolsas, mochilas e carteiras fora da vista.