Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Nova onda de calor? Próximos dias podem ter temperatura acima de média em vários estados

Alerta é divulgado pela MetSul Meteorologia; Sul do país será a mais atingidas

mapacalor.webp

Minas pode ter calor intenso nos próximos dias

MetSul

Uma massa de ar muito quente deve elevar a temperatura para acima da média em vários estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, na metade deste mês. A previsão é da MetSul Meteorologia, que projeta temperatura acima dos 40ºC. Não será uma onda de calor como as registradas recentemente, mas acima dos padrões para o mês.

“A massa de ar quente será ampla e vai alcançar os estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste com marcas muito acima da média histórica de dezembro, entretanto os maiores desvios da climatologia histórica tendem a se dar no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul”

Ainda conforme a MetSul, a região Sul do país será a mais atingida. “O Rio Grande do Sul teve um episódio de calor muito intenso de um dia apenas no início do mês, mas não foi de grande abrangência. Desta vez, o calor forte a intenso atingirá uma área muito maior no território brasileiro, afetando diversos estados.

O instituto destaca que máximas na casa dos 40ºC, que se tornam menos prováveis nesta época pela atmosfera mais úmida, podem ser anotadas no Centro-Oeste. “Calor muito intenso para os padrões de dezembro pode atingir ainda o interior de São Paulo, onde também nesta época do ano a chuva habitualmente evita máximas muito altas como as da estação seca”, destaca.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais