Ouvindo...

Vídeo: motociclistas desrespeitam leis de trânsito e usam passarela como rua

Valor da multa para o motorista que é flagrado atravessando a passarela é de R$ 880,41

Moradores dos bairros Castelo e Paquetá, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, estão revoltados com atitudes de alguns motociclistas que trafegam pelas imediações. Isso porque os condutores das motos, estão acessando uma passarela de pedestres para atravessar de um lado para o outro da Avenida Tancredo Neves, altura do número 3400.

O uso das passarelas, como “viadutos” para encurtar viagens, acontece com frequência, segundo moradores e pessoas que andam pela região e que estão sendo obrigadas a dividir o estreito espaço com os veículos de duas rodas.

A reportagem da Itatiaia esteve no local e flagrou as infrações de trânsito cometidas pelos condutores. Segundo Leandro de Oliveira, de 50 anos, a situação está descontrolada.

Aqui nessa passarela na Tancredo Neves, eles passam constantemente e é em alta velocidade, o pessoal não perdoa, a situação está descontrolada. Se você não ficar atento, já era. É um absurdo, é uma vergonha o próprio motoqueiro não ter consciência, de que aqui não pode passar.”

Ainda segundo Leandro, eles já não sabem mais o que fazer.

Cara, não sei mais o que dizer e fazer, porque a gente tá cansado de pedir, mas ninguém resolver problema nenhum.”

A passarela, construída com a finalidade também de promover a acessibilidade de cadeirantes, tem seu uso descaracterizado, além de ter virado um local que oferece riscos permanentes de acidentes. Isabela, auxiliar de dentista, que estava no local, contou a Itatiaia que já dividiu a passagem com um motociclista na passarela.

Há, isso, está um absurdo, realmente os motoqueiros passam cortando caminho e quase causando um acidente. Eu mesma, já atravessei e o motoqueiro, atravessou quase junto comigo. É um absurdo né? Em tempo de causar um atropelamento ali.

A doméstica Judite Aparecida da Silva, que trabalha em um condomínio em frente à passarela, afirma que quase já foi atropelada por um motociclista e cobra fiscalização no local.

As motos aqui são demais, eu mesmo quase fui atropelada quando estava atravessando. Acho que não é normal, né? Aonde a gente tem que passar, eles têm que passar também, nunca vi isso. Aqui precisa ser mais fiscalizado, porque está uma coisa horrorosa, viu? Em tempo de atropelar criança, idoso, e eu mesma.

Vale destacar que ao ser flagrado em uma passarela, o motorista pode receber multas com base no artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo considera uma infração gravíssima, ou seja, o motorista não somente receberá uma multa, como também terá 7 pontos na carteira de motorista. O valor da multa é de R$ 880,41 reais.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte, que informa que é uma infração difícil de ser constatada, já que o agente precisa presenciar o momento da travessia irregular na passarela pelo motociclista. A Guarda Municipal destaca que vai intensificar o patrulhamento no local.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais